RN apresenta projeto de
desenvolvimento de buggy elétrico.
Cooperação do SENAI com indústria
de veículos Selvagem irá desenvolver protótipo para rodar nas ruas e dunas do
Rio Grande do Norte.
O Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a indústria de
veículos Selvagem assinaram em 09/09/21 um acordo de cooperação para
desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do estado.
O projeto é idealizado desde
2020 e a expectativa é de ganhos ambientais, tecnológicos e econômicos em um
dos passeios turísticos mais tradicionais do litoral brasileiro.
Pioneira do setor na região
Nordeste e principal origem da frota de buggys que circula no RN e em outros
destinos como Fernando de Noronha, a Selvagem está em operação há 45 anos. A
estrutura do primeiro buggy elétrico do RN está pronta na fábrica à espera do
motor e das baterias que irão alimentá-lo. Os equipamentos para início do
desenvolvimento já começaram a ser buscados junto a fabricantes e haverá um
treinamento específico com especialistas da Alemanha.
Ainda não há previsão de
quando o projeto será concluído e quanto ao início da produção comercial.
Também não é possível apontar a partir de quando o buggy estará nas ruas, nem o
preço que terá no mercado.
A demanda potencial,
entretanto, já existe e dá sinais à indústria. "Todos os dias alguém nos
procura em busca desse buggy", conta o fundador da fábrica, Marcos Neves.
Segundo ele, a procura vem do
Rio Grande do Norte e também chega de Fernando de Noronha, onde decreto proíbe
a entrada de veículos tradicionais com motor a combustão a partir de 2022, e a
circulação dos que já existem a partir de 2030.
Projeto
O desenvolvimento do primeiro
buggy elétrico na indústria do Rio Grande do Norte é parte do Projeto Verena,
que o SENAI-RN e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis
(CTGAS-ER) executam desde 2018 no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio
da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha. A iniciativa também conta com a
colaboração do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
"O projeto que é um
marco para a indústria, para o meio ambiente e para o setor de turismo. O uso
típico do buggy é em áreas costeiras, em ambientes caracteristicamente limpos,
e trazer um equipamento com zero emissão de gases do efeito estufa e com zero
ruído de motor, como será este, é sem dúvida um ganho", declarou o diretor
do CTGAS-ER e do ISI-ER, Rodrigo Mello.
Buggy elétrico planejado
dentro do projeto conseguirá percorrer com baterias cheias, antes de recarregar,
aproximadamente 200 km, de acordo com o professor de automação e eletrotécnica
do CTGAS-ER, e coordenador do projeto pelo SENAI-RN, Davinson Rangel.
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