sábado, 16 de outubro de 2021

Gol anuncia malha de 'carros elétricos voadores' para 2025

Após Azul e Embraer, empresa aérea assina contrato para receber 250 aeronaves do tipo eVTOL.
Gol anuncia malha de carros voadores elétricos no país em 2025. São aeronaves do tipo VA-X4 eVTOL, criada pela britânica Vertical Aerospace. Embraer e Azul já anunciaram investimentos no segmento.

RIO - A Gol pretende comprar ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), conhecido como carro voador elétrico, informou a companhia nesta terça-feira. Assinou acordo via Grupo Comporte, que pertence ao acionista controlador da empresa aérea, com a Avalon, de leasing de aeronaves.

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A previsão é iniciar as operações com uma malha desses equipamentos no Brasil em meados de 2025. São aeronaves do tipo VA-X4 eVTOL, criada pela britânica Vertical Aerospace, um dos modelos mais avançados em táxi aéreo da atualidade, segundo o comunicado.

No último dia 15 de setembro, a Gol anunciou ao mercado que vai receber um aporte de US$ 200 milhões da gigante americana American Airlines. As duas empresas, que já são parceiras, vão ampliar ainda o acordo de compartilhamento de voos.

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A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, e a Azul já haviam anunciado a entrada na corrida pelo 'carro voador'.

Aumento da malha regional

O acordo também faz parte da estratégia da Gol de crescer no transporte aéreo regional, após a compra da MAP em junho último, que é opera no Norte do país e até São Paulo.

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O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 quilômetros a uma velocidade de 320 km/h. As aeronaves têm decolagem e ouso vertical, produzindo até cem vezes menos ruídos que um helicóptero quando em voo de cruzeiro.

Outra vantagem importante é a menor emissão de gases poluentes. A Gol afirma que, com mudanças na frota atual e a inclusão dos modelos eVTOL, vai cumprir sua meta de neutralidade de carbono até 2050.
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De início, a Gol vai fazer um estudo de viabilidade, o que inclui a certificação da aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que deve também avaliar a infraestrutura necessária para o uso do equipamento no país, ao lado de outras autoridades do setor de aviação. (globo)

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