• Chamado de eVTOL, o transporte se assimila mais a uma
aeronave ou avião comercial;
• A Eve planeja lançamento a partir de 2016.
Quem nunca sonhou com a
possibilidade de voar de carro? Com a Eve Urban Air Mobility, algo mais próximo
a uma aeronave está próximo, ou seja, os eVTOLs (sigla em inglês que significa
“veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), ou popularmente estão sendo
chamados de “carros voadores”.
A Eve aposta no lançamento em 2026, e já soma cinco clientes, que se comprometeram a obter 435 eVTOLs. Estados Unidos e Reino Unido são responsáveis pelo maior pedido, com 200 aeronaves.
A Embraer está por trás do projeto com a Eve, sua subsidiária que foi lançada em outubro de 2020, através da EmbraerX, divisão da fabricante brasileira e que tem enfoque em projetos de “inovação disruptiva”. O propósito dessa nova empresa é tornar real o mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) criando soluções.
Dessa forma, a Eve vai
participará do desenvolvimento necessário para habilitar o mercado UAM. Essa
atuação vai de criação de bases de serviços e redes de suportes; passando por
pontos de embarque e desembarque de passageiros em centros urbanos; chegando a
adaptações nos regulamento de tráfico aéreo. Porém, é a produção dos eVTOLs um
dos pontos que mais chamativos.
André Stein, CEO da Eve,
afirma, contudo, que não se trata de um carro voador, e sim uma aeronave. Algo
próximo de um avião comercial. O protótipo da Eve tem estrutura diferente, com
10 motores elétricos a hélice, com oito deles permitindo a sustentação vertical
e outros dois para o impuslo horizontal. O design será refinado para que
acomode até quatro passageiros.
Stein prevê 50 mil eVTOLs em 15 anos no mercado global de mobilidade aérea urbana.
A primeira previsão do eVTOL da Embraer se deu em 2018, durante conferência de mobilidade aérea proporcionado pela Uber, nos Estados Unidos. (yahoo)
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