O primeiro carro elétrico totalmente desenvolvido no Brasil
terá em seu interior um importante diferencial: uma bateria de sódio,
totalmente reciclável, e composta de matérias abundantes na natureza. O projeto
está sendo concebido pela Itaipu Binacional, com financiamento da Financiadora
de Estudos e Projetos (Finep).
O desenvolvimento da bateria é 100% brasileiro, enquanto o
do carro elétrico é uma parceria de empresas nacionais e estrangeiras,
capitaneado pela Itaipu. As vantagens da bateria inovadora são várias: é três
vezes mais leve do que a de chumbo, mais adequada ao clima dos trópicos, e pode
ser usada em sistemas de armazenamento de energia geradas por fontes
renováveis, por exemplo.
“Optamos por uma matéria-prima que estivesse presente em
abundância em todos os lugares”. A fonte do sódio nada mais é do que sal de
cozinha. As baterias de lítio ou chumbo são muito agressivas à natureza. O
veículo elétrico em si não polui o planeta, mas precisamos olhar todo o ciclo.
Inclusive pensar no que vai acontecer quando o carro for descartado. O processo
de reciclagem de uma bateria de sódio, por exemplo, é simples e barato – afirma
o engenheiro Celso Novais, chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica
Sustentável e responsável pela coordenação do projeto na Itaipu Binacional.
Novais afirma que a primeira fase do projeto estará finalizada até meados de
2014. (ambienteenergia)
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