A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a Nota
Técnica “Avaliação do Comportamento dos Usuários de Veículos Flex Fuel no
Consumo de Combustíveis no Brasil”, coordenada pela Diretoria de Estudos de
Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O estudo traz uma avaliação da pesquisa
qualitativa e quantitativa contratada pela EPE no ano de 2010, a fim de
analisar o comportamento dos usuários de automóveis flex fuel em diferentes
regiões do país e seu impacto na demanda de etanol hidratado e de gasolina C.
Os objetivos específicos da pesquisa foram:
• Identificar os principais fatores e variáveis que
determinam o processo de escolha do consumidor quanto ao combustível a ser
utilizado;
• Criar uma base de dados sobre o comportamento do usuário
de veículo flex fuel na escolha entre gasolina C e etanol hidratado;
• Analisar a relação entre os preços relativos desses
combustíveis e suas demandas relativas, para subsidiar as projeções de longo
prazo de demanda de etanol e gasolina;
• Desenvolver modelos regionais e nacionais para estimar a
demanda relativa de etanol pela frota flex fuel.
Foram realizadas entrevistas em oito municípios do Brasil:
São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Campinas, Porto
Alegre, Salvador e Recife. Inicialmente, foi realizada a pesquisa qualitativa
e, em seguida, com base nos resultados obtidos, elaborou-se um questionário,
através do qual procedeu-se à pesquisa quantitativa, nos mesmos municípios.
A pesquisa quantitativa, elaborada pelo Instituto Olhar
Pesquisa e Informação Estratégica, sob supervisão da EPE, foi realizada por
meio de um survey de opinião, aplicado junto a usuários frequentes de veículos
leves flex fuel, de ambos os sexos, responsáveis pelo seu abastecimento, com no
mínimo 06 meses de experiência com este tipo de veículo e residentes nas
localidades citadas. A coleta de dados ocorreu entre os dias 16 e 29 de
novembro de 2010. Ao todo, foram realizadas 1.400 entrevistas.
A EPE pretende utilizar os resultados obtidos com o
levantamento de opinião dos consumidores brasileiros no aprimoramento dos
estudos que embasam o Plano Decenal de Energia (PDE) e o Plano Nacional de
Energia (PNE), bem como dos estudos de apoio ao Ministério de Minas e Energia
para o desenvolvimento de políticas governamentais. A pesquisa também
propiciará a criação de uma base estatística para subsidiar o modelo de demanda
de energia dos veículos leves. (ambienteenergia)
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