sábado, 16 de novembro de 2013

Carrefour e Liza reciclaram 45 mil litros de óleo

Carrefour e Liza reciclaram 45 mil litros de óleo em 2013
Por meio do programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, iniciativa da Cargill liderada pela marca Liza, o Carrefour recolheu e encaminhou para reciclagem cerca de 45 mil litros de óleo de cozinha pós consumo, apenas no 1º semestre de 2013. Se despejado no meio ambiente, o montante teria o potencial de poluir mais de 1,1 milhão de litros de água, considerando que cada litro descartado de forma inadequada pode poluir mais de 25 mil litros de água. 
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais arrecadou óleo pós-consumo nos displays de coleta do Carrefour, totalizando aproximadamente 25 mil litros. O destaque foi São Caetano, município na região do ABC paulista, que obteve a maior arrecadação no país: mais de 3 mil litros. 
O resultado acumulado desde o início da parceria, em 2011, já registra mais de 210 mil litros de óleo arrecadados. Até o final desse ano, a expectativa é que sejam coletados mais de 100 mil litros de óleo. Caso esse resultado seja alcançado, será a maior arrecadação já registrada no período desde o início da parceria com o Carrefour.
O descarte incorreto do óleo de cozinha usado traz diversas consequências ao meio ambiente. Descartado indevidamente no vaso sanitário, o óleo pode entupir a rede de esgoto ao agir como aglutinante de lixo. Jogado ao ar livre, entra em decomposição liberando gás metano – o que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
Programa “Ação Renove o Meio Ambiente”
Há três anos, a Cargill, por meio da marca de óleos Liza, deu início ao “Ação Renove o Meio Ambiente”. O projeto articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de um sistema de reciclagem de óleo de cozinha e envio do resíduo para a produção de biodiesel.
Desde a implantação do programa em 2010, mais de 400 toneladas de óleo de cozinha usado já foram recolhidas e destinadas para a produção de biodiesel. Para viabilizar o recolhimento do óleo usado, foram instalados mais de 420 pontos de coleta nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Só o Carrefour possui displays para coleta do óleo em 106 unidades em todo o país.
Além da coleta, o Programa promove ainda ações de conscientização ambiental, que vão de palestras sobre preservação do meio ambiente e reciclagem a participações em eventos junto à comunidade. (investimentosenoticias)

Nenhum comentário: