sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Parque eólico da Honda e o selo de energia renovável

Parque eólico da Honda é o primeiro a viabilizar uso do selo de energia renovável
Carros produzidos pela montadora receberão certificado de que foram produzidos com uso da fonte.
O lançamento do parque eólico de Xangri-la (RS-27 MW) não marcou apenas a entrada da Honda na autoprodução de energia. Os carros produzidos pela montadora serão os primeiros produtos que poderão exibir o selo de que foram produzidos com energia 100% renovável. O selo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Energia Eólica e da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa. "Todos os veículos que saírem da fábrica de Sumaré vão sair com o selo de energia renovável", explica Élbia Melo, presidente da ABEEólica.
Outro marco que a usina eólica gaúcha alcançou é o de ser a primeira autoprodução em energia eólica no país. A presidente da ABEEólica conta que outras empresas estão se interessando pela autoprodução com eólicas e a tendência é de que os investimentos aumentem. Segundo ela, desde o ano passado a procura pelo tema cresceu e os consumidores que tem interesse costumam ser produtores de bens ou serviços.
"Eles querem fazer a ligação do bem ou serviço deles com uma energia limpa e renovável para fidelizar os consumidores e passar uma consciência ambiental", observa. A competitividade da fonte também se apresenta como outro fator levado em consideração pelos que penam em usar a energia eólica na autoprodução. Outras montadoras e fabricantes de bebidas estariam interessadas em usar a energia eólica para autoprodução.
Ainda segundo Élbia, alguns projetos da CPFL também já receberam o selo de energia renovável e quem comprar energia vinda deles poderá exibir o selo, que é destinado a qualquer consumidor que esteja no mercado livre. (canalenergia)

Nenhum comentário: