sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Energia eólica chegará a 18% da energia elétrica mundial

Energia eólica pode chegar a 18% da geração de energia elétrica mundial em 2050, segundo AIE
Investimentos poderão chegar a US$ 150 bilhões por ano, com redução dos custos da energia.
A energia eólica poderia ser responsável por 18% da produção mundial de energia elétrica em 2050, contra 2,6% atualmente, segundo novo relatório sobre a fonte divulgado na última segunda-feira, 21 de outubro, pela Agência Internacional de Energia. Isso faria com que a capacidade instalada pulasse dos atuais cerca de 300 GW para até 2,8 mil GW.
Para isso, a instalação de novos aerogeradores deveria ser aumentada mundialmente de 45 GW em 2012 para, progressivamente, atingir 104 GW em 2050. Para isso, a necessidade de investimentos ficaria em torno de US$ 150 bilhões no último ano do estudo.
Segundo AIE, recentes incrementos tecnológicos e mudanças no contexto energético global explicam a alta meta de longo prazo. O crescimento da geração eólica poderá evitar a emissão de 4,8 gigatoneladas de CO2 por ano até 2050, com a China tendo a maior redução. Em capacidade, a China terá a maior capacidade do mundo, seguida pela União Europeia e Estados Unidos.
A Agência afirma que ações em âmbito governamental, industrial e pesquisa são necessárias para permitir alcançar essas metas e conseguir reduzir os custos da energia eólica em 25% para os parques terrestres e 45% dos offshore até 2050. Além dos obstáculos existentes, como financiamento e integração à rede, poderiam atrasar o progresso da fonte. (canalenergia)

Nenhum comentário: