A maior parte das transportadoras implanta alguma
medida para reduzir o consumo de combustível ou tem interesse em implantar. A
primeira Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de
Cargas realizada pela Confederação Nacional do Transporte mostrou que somente o
treinamento de motoristas de caminhão pode gerar 12% ou mais de economia de
diesel.
Essa redução torna-se ainda mais significativa ao
se considerar que o diesel é o principal insumo do setor. O gasto com
combustível representa cerca de 30% a 40% do custo operacional do transporte
rodoviário de cargas. O levantamento da CNT permite conhecer melhor as
perspectivas dos empresários do setor em relação às medidas de eficiência
energética e outras questões que envolvem sustentabilidade.
Foram realizadas 292 entrevistas com proprietários,
diretores, gerentes ou profissionais com conhecimento da rotina administrativa,
operacional e ambiental de transportadoras de todo o Brasil. O público-alvo
foram empresas de transporte com frotas maiores ou iguais a 50 veículos, sendo
caminhões próprios ou com a participação de caminhoneiros autônomos.
A proposta da Confederação é trabalhar para a
construção de um Programa Nacional de Eficiência Energética no Transporte
Rodoviário de Cargas, que estimule as empresas a adotar medidas para reduzir o
consumo de diesel, principal insumo do setor.
O presidente da CNT e do Sest Senat, Clésio
Andrade, destaca que a Confederação realiza um forte trabalho para incentivar
os transportadores a promover ações de gestão ambiental. “Neste mês de julho, o
Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, da CNT e do Sest Senat, completa
oito anos. A Sondagem é uma das ações importantes em busca do incentivo à
sustentabilidade no setor”, diz Clésio Andrade. Ele também destaca que as mais
de 140 unidades do Sest Senat espalhadas por todas as regiões do Brasil treinam
motoristas para que eles conduzam de forma econômica e segura.
Na sede da CNT, em Brasília, já foi realizado um
Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados, com a
participação de representantes de diferentes países. “Diversas medidas podem
ser implementadas pelas empresas, incentivadas pelo poder público e
desenvolvidas pela indústria automobilística para que se reduza o consumo de
combustível. Assim, há um estímulo à conservação dos recursos naturais, à
diminuição das emissões de poluentes e à redução de custos das empresas. São
medidas que passam por treinamento, investimento em tecnologia e outras
práticas que geram excelentes resultados”, diz Clésio Andrade. (biodieselbr)
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