Itaipu
Binacional terá metade da frota de veículos sustentáveis
A
Itaipu Binacional pode antecipar em três anos a meta de ter a metade da frota
da margem brasileira da usina composta somente por veículos sustentáveis, ou
seja, abastecidos com combustíveis verdes ou equipados com motor elétrico.
Atualmente, esse índice é de 35%. A meta estabelecida pela usina, durante a
revisão tática e operacional do planejamento empresarial, é alcançar 50% em 2020.
“Mas
esperamos chegar já no final de 2016 com metade da frota formada por veículos
sustentáveis”, antecipou o gerente do Departamento de Serviços Gerais, Martinho
Jonatas Hagedorn. O assunto foi discutido na última terça-feira (1º), na usina,
durante a entrega dos novos 30 carros Fiat Siena Tetrafuel – um modelo que pode
ser abastecido com o biometano, o gás natural derivado da transformação de
dejetos da produção agropecuária.
Com
as novas aquisições, Itaipu soma agora 36 veículos aptos para receber biometano.
São 32 Sienas Tetrafuel, que já vêm da fábrica com o kit para gás veicular, e
quatro adaptados em oficina certificada pela Agência Nacional do Petróleo
(ANP): três caminhonetes Mitsubishi L200 Triton flex e um Chevrolet Cobalt
flex.
Do
total geral de 250 veículos da margem brasileira, 112 são flex (44,8%), 53
elétricos (21,2%), 36 podem ser abastecidos com biometano (14,4%) e 49 a diesel
(19,6%). Outros sete Sienas Tetrafuel já estão em processo de aquisição. Com
mais 30 Sienas, já será possível atingir a meta de 50% de veículos sustentáveis
(o álcool não é considerado um combustível 100% sustentável).
Para
o superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida, “a adesão
de Itaipu ao uso do biometano tem uma expressão muito forte com a missão da
empresa e visão para 2020, porque atende a todos os preceitos da
sustentabilidade, que é baseada em três dimensões: ambiental, econômica e
social”.
Ele
explica a vantagem em cada uma delas. “Na ambiental, tratando o dejeto, que
estaria contaminando córregos, você dá um encaminhamento adequado fazendo a
transformação do produto in natura em biogás. Outro ganho para a natureza é a
redução do efeito do gás estufa. Na social, é possível criar uma nova cadeia de
negócio, ampliando novas frentes de trabalho, para o agricultor familiar, e,
por consequência, na econômica, seguindo esse mesmo raciocínio, estabelece um
novo produto para o dejeto, que antes, no máximo, só serviria como
esterqueiro.”
Abastecimento
Após
a apresentação dos novos carros, o grupo foi até o posto de biometano instalado
no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para receber informações sobre como é feito
o abastecimento com o gás.
O
posto foi projetado por técnicos e engenheiros da Superintendência de Energias
Renováveis da Itaipu e do Centro Internacional de Energias Renováveis
(CIBiogás), e recebe gás produzido em biodigestores da Granja Haacke, de Santa
Helena, parceira do projeto. Em seguida, os 30 Sienas foras entregues às
respectivas áreas no pátio da Divisão de Transporte.
Martinho
Hagedorn explicou que, devido à limitação atual no fornecimento de biometano,
por enquanto, apenas 16 profissionais poderão utilizar o gás veicular, com
abastecimentos pré-agendados para as manhãs de terças e sextas-feiras. Eles
servirão como pilotos de teste, avaliando o desempenho do combustível e
informando o setor sobre eventuais problemas e sugestões.
Para
o ano que vem, no entanto, está prevista a ampliação da oferta do gás veicular,
com a aquisição de novos cilindros para o posto de abastecimento e a construção
de uma unidade de demonstração para produção de biometano, em frente ao Mirante
do Vertedouro. “A ideia é que, no futuro, todos possam abastecer com o
biometano”, disse Martinho.
Pilotos
de testes
Susana
de Souza da Silva Rodrigues, será um dos pilotos de teste que poderão abastecer
o Siena com o biometano. Ela acompanhou a apresentação do novo carro ao lado de
Walter Toshio Shirabe. “Acho essa experiência muito importante porque vai ao
encontro de todo esse trabalho desenvolvido por Itaipu para incentivar as
práticas sustentáveis na empresa”, afirmou Susana.
Para
Eli Marcos Finco, a iniciativa de Itaipu, além dos ganhos ambientais, tem
potencial de beneficiar os pequenos produtores rurais da região, que podem
encontrar na atividade (a produção de biometano) uma nova fonte de renda. “Não
tenho dúvida de que é uma ótima iniciativa, estou muito satisfeito em
contribuir com esse trabalho.”
Robson
Estacio Colombelli ficou atento às explicações da representante da Fiat sobre o
funcionamento do carro. Não queria perder nenhum detalhe. “Agora vamos colocar
para rodar para ver como é na prática. Sem dúvida, é uma ótima opção utilizar
essa tecnologia.” (ambienteenergia)
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