Scania apresenta caminhão
híbrido capaz de rodar com biodiesel puro
A Scania apresentou o seu caminhão híbrido que pode
operar no modo elétrico ou com biocombustíveis. Magnus Höglund, responsável por
combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks, afirma que o
híbrido, que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de
emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande
capacidade de carga. O primeiro híbrido da fabricante sueca será entregue em
2016.
O motor básico é o Scania de 9 litros com 320 cv.
Ele funciona 100% a biodiesel. Segundo o executivo, os caminhões hibridizados
serão cada vez mais comuns nos centros urbanos, seja na distribuição, na coleta
de lixo ou em outros serviços.
“A capacidade de aumentar o aproveitamento com a
direção silenciosa e a redução do consumo de combustível são fatores que
refletem diretamente na rentabilidade do cliente. Operar à noite, com as ruas
vazias, pode significar maior produtividade e precisão das entregas, por
exemplo,” explica Höglund.
A economia do novo caminhão híbrido chega a 18% em
um cenário típico de condução, comparado ao motor a diesel convencional. O
motor elétrico e a ampla reserva de potência são inicialmente indicados para os
estágios críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área
urbana de silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões.
O reaproveitamento da potência de frenagem compõe
dois terços da economia de combustível que a hibridização oferece.
Outras contribuições ocorrem com o desligamento do
motor em baixas velocidades e o uso eficiente do sistema elétrico auxiliar. O
caminhão pode ser conduzido somente em modo elétrico a uma velocidade de até
45km/h, com o motor a combustão desligado ou em ponto morto a fim de acionar os
sistemas auxiliares, tais como o compressor do freio. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário