sábado, 14 de novembro de 2015

Automóvel híbrido-elétrico

Toyota Prius
Um automóvel híbrido elétrico é um automóvel que possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões.
Como exemplo, tem-se um automóvel que combine motor a combustão e motor elétrico na realidade é um veículo elétrico alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível. Este é o modelo mais difundido nas locomotivas e geradores diesel-elétrico.
Embora o automóvel híbrido polua menos do que os automóveis somente com motor a combustão, seus custos são altos se comparados à diferença de emissão de poluentes. Por enquanto, apenas automóveis caros dispõem dessa tecnologia.
O governo busca implantar essa tecnologia no transporte coletivo, como em ônibus (autocarros), para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos, que é cada vez pior. Estes diferem dos Trólebus por não possuírem fiação aérea para fornecer energia, podendo circular em qualquer lugar; o trólebus só pode trafegar onde exista esse suporte.
A economia de combustível dos veículos híbridos decorre de alguns fatores:
1. Redução do tamanho dos motores a combustão: Na ausência de um motor elétrico, a potência máxima disponível depende de motores maiores, que dissipam mais potência e consomem mais combustível. Por outro lado, quando se pode contar com o auxílio de um motor elétrico, pode-se adotar um motor a combustão dimensionado para a potência média, e, portanto, menor.
2. Utilização do Ciclo de Atkinson que propícia maior eficiência energética do que o Ciclo de Otto.
3. Frenagem regenerativa parte da potência de frenagem é eletromagnética e transforma energia cinética em energia elétrica que pode ser armazenada.
4. Desligamento do motor a combustão em situações nas quais a potência do motor elétrico é suficiente (ex. engarrafamentos), o que evita que o motor a combustão fique trabalhando abaixo do ponto no qual propícia baixa proporção de energia útil (energia total - energia dissipada).
5. Possibilidade de captação de energia solar ou eólica.
Classificação de híbridos
Segunda geração do Forde Fusion Hybrid em Brasília.
Segunda geração do Toyota Camry Hybrid em Brasília
Mercedes-Bens S400 Hybrid
Há três tipos de automóvel híbrido.
· Nos primeiros automóveis híbridos o motor a explosão é responsável pela locomoção do automóvel e o elétrico era um auxílio extra para melhorar o desempenho do mesmo. Este tipo é bastante usado em automóveis de pequeno porte e é conhecido como híbrido-paralelo (ex. Honda Insight).
· Outro método utilizado é o motor elétrico ser responsável pela locomoção do automóvel, sendo que o motor a explosão apenas movimente um gerador responsável por gerar a energia necessária para o automóvel se locomover e para carregar as baterias. Geralmente automóveis de grande porte utilizam esse sistema, conhecido como híbrido-série.
· O terceiro é o sistema híbrido misto, que combina aspectos do sistema em série com o sistema paralelo, que tem como objetivo maximizar os benefícios de ambos. Este sistema permite fornecer energia para as rodas do veículo e gerar eletricidade simultaneamente, usando um gerador, diferentemente do que ocorre na configuração paralela simples. É possível usar somente o sistema elétrico, dependendo das condições de carga. Também é permitido que os dois motores atuem de forma simultânea (ex. Toyota Prius).
História
O Toyota Prius, lançada no mercado japonês em 1997, foi o primeiro veículo híbrido produzido em serie e virou o automóvel híbrido mais vendido do mundo. Em 2001 foi lançado em outros mercados a nível mundial. A terceira geração do Prius foi lançada em 2009 e até setembro de 2011 as vendas globais atingiram 1 milhão de unidades. Em 2011 o Prius é vendido em mais de 70 países e regiões, sendo o Japão e Estados Unidos os maiores mercados. Em maio de 2008, as vendas globais do Prius atingiram a marca de um milhão de veículos, e em setembro de 2010, o Prius conseguiu vendas acumuladas de 2 milhões de unidades no mundo inteiro. Em outubro de 2012 as vendas do Prius convencional atingiram um total de 2,8 milhões de unidades.
Brasil
O Mercedes-Bens S400 foi o primeiro automóvel híbrido lançado no Brasil a um preço de R$426.000 e disponível desde abril de 2010. A versão brasileira do Ford Fusion Hybrid foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas começaram em novembro de 2010 a um preço de R$ 133.900. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo do tipo híbrido completo (full hybrid) devido a que o S 400 é um híbrido leve (mild hybrid), no qual a função do motor elétrico somente é complementar e não pode sozinho movimentar o carro.
A Toyota inicialmente anunciu em outubro de 2011 o lançamento do Toyota Prius no mercado brasileiro no segundo semestre de 2012. O preço do Prius estaria numa faixa entre R$100.000 e R$130.000, sem incentivos fiscais que ainda estvam sendo negociados com o governo federal. As vendas do Toyota Prius no Brasil começaram em Janeiro de 2013 a um preço de R$120.830.
Incentivos
Em maio de 2014 a Prefeitura de São Paulo aprovou a Lei 15.997/14 que prevê que carros eétricos, híbridos e a célula de hidrogênio emplacados na cidade recebam de volta 50% do IPVA pago, que corresponde a parte que cabe à Prefeitura, já que o imposto é estadual. A devolução do IPVA é limitada a R$10.000 e vale 5 anos. O carro não pode custar mais de R$150.000. Estes carros com propulsão alternativa também estarão isentos do rodízio de veículos de São Paulo. A prefeitura tem 30 dias para regulamentar a lei e detalhar como ela será cumprida. A legislação de São Paulo procura estimular a adoção de políticas semelhantes em outras cidades brasileiras. Até setembro de 2014 o governo federal ainda está availiando opções para definir uma política que incentive carros elétricos e híbridos no país. Em julho de 2013 a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entregou proposta para viabilizar a venda e o desenvolvimento destes modelos no Brasil ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Lista de automóveis híbridos
Ônibus híbrido biodiesel-elétrico fabricado pela Volvo no Brasil operando em Curitiba.
Ford Escape Hybrid flex (E85)
Ford Escape flex (E85) híbrid plug-in
·                      BMW ActiveHybrid 7
·                      BMW ActiveHybrid X6
·                      Chevrolet Volt (híbrido plug-in)
·                      Ford Escape Hybrid
·                      Ford Fusion Hybrid
·                      Honda Accord Hybrid
·                      Honda Civic Hybrid
·                      Honda CR-Z
·                      Honda Insight
·                      Hyundai Elantra LPI Hybrid
·                      Hyundai Sonata Hybrid
·                      Kia Optima Hybrid
·                      Lexus HS 250h
·                      Lexus GS 450h
·                      Lexus RX400h/450h
·                      Lincoln MKZ Hybrid
·                      Mercedes-Benz S400
·                      Mercedes-Benz ML450
·                      Mercury Milan Hybrid
·                      Nissan Altima Hybrid
·                      Toyota Camry Hybrid
·                      Toyota Highlander Hybrid
·                      Toyota Prius
·                      Toyota Prius Plug-In Hybrid (híbrido plug-in)
·                      Toyota Prius c
·                      Toyota Prius v
·                      Touareg V6 Hybrid
·                      Audi A2 Hybrid
·                      Porsche Panamera S E-Hybrid
·                      Peugeot 3008 Hybrid (wikipedia)

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