Toyota Prius
Um automóvel híbrido elétrico é
um automóvel que possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina,
e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e
assim reduzir os consumos e emissões.
Como exemplo, tem-se um automóvel
que combine motor a combustão e motor elétrico na realidade é um veículo
elétrico alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível.
Este é o modelo mais difundido nas locomotivas e geradores diesel-elétrico.
Embora o automóvel híbrido polua
menos do que os automóveis somente com motor a combustão, seus custos são altos
se comparados à diferença de emissão de poluentes. Por enquanto, apenas
automóveis caros dispõem dessa tecnologia.
O governo busca implantar essa
tecnologia no transporte coletivo, como em ônibus (autocarros), para melhorar a
qualidade do ar nos grandes centros urbanos, que é cada vez pior. Estes diferem
dos Trólebus por não possuírem fiação aérea para fornecer energia, podendo
circular em qualquer lugar; o trólebus só pode trafegar onde exista esse
suporte.
A economia de combustível dos
veículos híbridos decorre de alguns fatores:
1. Redução do tamanho dos motores a combustão: Na
ausência de um motor elétrico, a potência máxima disponível depende de motores
maiores, que dissipam mais potência e consomem mais combustível. Por outro
lado, quando se pode contar com o auxílio de um motor elétrico, pode-se adotar um motor a combustão
dimensionado para a potência média, e, portanto, menor.
2. Utilização
do Ciclo de Atkinson que propícia maior eficiência energética do que o Ciclo de
Otto.
3. Frenagem regenerativa parte da
potência de frenagem é eletromagnética e transforma energia cinética em energia
elétrica que pode ser armazenada.
4. Desligamento do motor a combustão em
situações nas quais a potência do motor elétrico é suficiente (ex.
engarrafamentos), o que evita que o motor a combustão fique trabalhando abaixo
do ponto no qual propícia baixa proporção de energia útil (energia total -
energia dissipada).
5. Possibilidade
de captação de energia solar ou eólica.
Classificação de híbridos
Segunda geração do Forde Fusion Hybrid em Brasília.
Segunda geração do Toyota Camry Hybrid em Brasília
Mercedes-Bens S400 Hybrid
Segunda geração do Forde Fusion Hybrid em Brasília.
Segunda geração do Toyota Camry Hybrid em Brasília
Mercedes-Bens S400 Hybrid
Há três tipos de automóvel
híbrido.
· Nos
primeiros automóveis híbridos o motor a explosão é responsável pela locomoção
do automóvel e o elétrico era um auxílio extra para melhorar o desempenho do
mesmo. Este tipo é bastante usado em automóveis de pequeno porte e é conhecido
como híbrido-paralelo (ex. Honda Insight).
· Outro
método utilizado é o motor elétrico ser responsável pela locomoção do
automóvel, sendo que o motor a explosão apenas movimente um gerador responsável
por gerar a energia necessária para o automóvel se locomover e para carregar as
baterias. Geralmente automóveis de grande porte utilizam esse sistema,
conhecido como híbrido-série.
· O
terceiro é o sistema híbrido misto, que combina aspectos do sistema em série
com o sistema paralelo, que tem como objetivo maximizar os benefícios de ambos.
Este sistema permite fornecer energia para as rodas do veículo e gerar
eletricidade simultaneamente, usando um gerador, diferentemente do que ocorre
na configuração paralela simples. É possível usar somente o sistema elétrico,
dependendo das condições de carga. Também é permitido que os dois motores atuem
de forma simultânea (ex. Toyota Prius).
História
O Toyota Prius, lançada no
mercado japonês em 1997, foi o primeiro veículo híbrido produzido em serie e
virou o automóvel híbrido mais vendido do mundo. Em 2001 foi lançado em outros
mercados a nível mundial. A terceira geração do Prius foi lançada em 2009 e até
setembro de 2011 as vendas globais atingiram 1 milhão de unidades. Em 2011 o
Prius é vendido em mais de 70 países e regiões, sendo o Japão e Estados Unidos
os maiores mercados. Em maio de 2008, as vendas globais do Prius atingiram a
marca de um milhão de veículos, e em setembro de 2010, o Prius conseguiu vendas
acumuladas de 2 milhões de unidades no mundo inteiro. Em outubro de 2012 as
vendas do Prius convencional atingiram um total de 2,8 milhões de unidades.
Brasil
O Mercedes-Bens S400 foi o
primeiro automóvel híbrido lançado no Brasil a um preço de R$426.000 e
disponível desde abril de 2010. A versão brasileira do Ford Fusion Hybrid foi
apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas
começaram em novembro de 2010 a um preço de R$ 133.900. O Fusion Hybrid é o
primeiro modelo do tipo híbrido completo (full hybrid) devido a que o
S 400 é um híbrido leve (mild hybrid), no qual a função do motor
elétrico somente é complementar e não pode sozinho movimentar o carro.
A Toyota inicialmente anunciu em
outubro de 2011 o lançamento do Toyota Prius no mercado brasileiro no segundo semestre
de 2012. O preço do Prius estaria numa faixa entre R$100.000 e R$130.000, sem
incentivos fiscais que ainda estvam sendo negociados com o governo federal. As
vendas do Toyota Prius no Brasil começaram em Janeiro de 2013 a um preço de
R$120.830.
Incentivos
Em maio de 2014 a Prefeitura de
São Paulo aprovou a Lei 15.997/14 que prevê que carros eétricos, híbridos e a
célula de hidrogênio emplacados na cidade recebam de volta 50% do IPVA pago,
que corresponde a parte que cabe à Prefeitura, já que o imposto é estadual. A
devolução do IPVA é limitada a R$10.000 e vale 5 anos. O carro não pode custar
mais de R$150.000. Estes carros com propulsão alternativa também estarão
isentos do rodízio de veículos de São Paulo. A prefeitura tem 30 dias para
regulamentar a lei e detalhar como ela será cumprida. A legislação de São Paulo
procura estimular a adoção de políticas semelhantes em outras cidades
brasileiras. Até setembro de 2014 o governo federal ainda está availiando
opções para definir uma política que incentive carros elétricos e híbridos no
país. Em julho de 2013 a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores (Anfavea) entregou proposta para viabilizar a venda e o
desenvolvimento destes modelos no Brasil ao Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Lista de automóveis híbridos
Ônibus híbrido biodiesel-elétrico fabricado pela Volvo no Brasil operando em Curitiba.
Ford Escape Hybrid flex (E85)
Ford Escape flex (E85) híbrid plug-in
Ônibus híbrido biodiesel-elétrico fabricado pela Volvo no Brasil operando em Curitiba.
Ford Escape Hybrid flex (E85)
Ford Escape flex (E85) híbrid plug-in
·
Kia
Optima Hybrid
·
Peugeot 3008 Hybrid (wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário