terça-feira, 10 de novembro de 2015

Primeiro caminhão híbrido no Brasil

Primeiro caminhão híbrido no Brasil: soluções de baixo carbono
O primeiro caminhão híbrido no Brasil
A MAN Latin America, com a apresentação do primeiro caminhão híbrido do Brasil, confirma o pioneirismo na pesquisa de tecnologias de baixo carbono.  Com muitas inovações de um cavalo mecânico MAN movido a diesel e etanol inédito no mundo, também fez testes dos novos Volkswagen ADVANTECH com Ultra Clean Diesel, um biocombustível que nós já falamos e que é mais avançado doo que já existe hoje no mercado.
Investimento em tecnologia “dual fuel”
Roberto Cortes diz que com isso é possível oferecer aos clientes mais benefícios em custos e ao meio ambiente. Esse investimento é consistente em novas tecnologias para garantir uma boa posição de vanguarda no cenário dessas inovações. A MAN é a primeira montadora a investir na tecnologia dual fuel no Brasil. Primeiro com biodiesel puro (B100) e depois com gás natural veicular.
Economia no combustível
A tecnologia híbrida é a grande aposta no Salão Internacional do Transporte em São Paulo neste ano. A MAN idealizou o modelo que traz ganhos significativos ao meio ambiente através da melhoria da eficiência energética do veículo.  Quem investir na coleta de lixo, pode reduzir o consumo de combustível em 15%, por exemplo, diminuindo emissões de gás carbônico (CO2), de acordo com simulações em dados de operações típicas no Brasil.
O caminhão VW Constellation 17.280 6×2 Híbrido é o que traz o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS), o mesmo que é utilizado nos carros de Fórmula 1. Durante a frenagem o sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada, usando-a depois na partida do veículo. Devido a isso, é indicado para operações em que o veículo está submetido a uma aplicação “anda e para”, como a coleta de lixo ou transporte coletivo.
O caminhão híbrido da MAN Latin America tem como diferencial o dispositivo que armazena energia utilizada nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas pela maior adequação à realidade brasileira foram escolhidos os acumuladores hidráulicos.
Benefícios do caminhão híbrido
O benefício principal está na manutenção e operação mais simples do sistema, no qual a duração é bem maior do que a bateria. A empresa também prevê pouco investimento no início para adquirir o modelo do que observados mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.
Atende o PROCONVE P-7
Já atendendo o PROCONVE P-7, é o primeiro da empresa para aplicação de coleta de lixo com transmissão automatizada ZF AS- Tronica e também dispõe de motorização MAN Do8. Foi com parceria da Bosch Rexroth que a MAN desenvolveu o sistema híbrido com tecnologia diesel/hidráulica.
Caminhão dual fuel é o primeiro da MAN no mundo
MAN Latin America também apresenta outra inovação na FENATRAN, o cavalo mecânico MAN TGS 33.440 6X4 movido a mistura diesel e etanol na proporção de 55%. Seguindo sua estratégia de oferecer produtos flexíveis sob conceito dual fuel, a MAN apresenta o primeiro caminhão com essa tecnologia para receber esse tipo de biocombustível. Atenta sempre às necessidades do mercado, a empresa trabalha para prover de transporte que reduzam o custo operacional de seus veículos.
O veículo mantém o mesmo desempenho de um modelo tradicional mesmo com dois tanques de combustível diferentes, além de diminuir as substâncias das emissões de CO2 e material particulado.
O motor MAN D26 recebeu um injetor por cilindro, para injeção do etanol na câmara de combustão, agora o caminhão será submetido a projeto piloto em cliente estratégico.
Biodiesel inédito e avançado
Outra novidade é um caminhão de bebidas VW Constellation 17.190 movido a Ultra Clean Diesel, um combustível que ajuda reduzir as emissões de carbono do veículo. O veículo será simples e com menos custo que as opções atualmente disponíveis no mercado. O modelo estará em operação para testes em frotistas do setor em 2012.
De acordo com o Roberto Cortes, a sociedade e o poder público querem mais garantias à preservação ambiental, dando preferência crescente ao uso de combustíveis renováveis em frotas de transporte público, por exemplo. Por isso eles abriram o leque de possibilidades com o Ultra CleanTM Diesel.
Essa novidade faz bem para o bolso, não acha? (vwcaminhoeseonibusribeirao)

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