Primeiro
caminhão híbrido no Brasil: soluções de baixo carbono
O
primeiro caminhão híbrido no Brasil
A MAN Latin America, com a apresentação
do primeiro caminhão híbrido do Brasil, confirma o pioneirismo na pesquisa de
tecnologias de baixo carbono. Com muitas inovações de um cavalo mecânico
MAN movido a diesel e etanol inédito no mundo, também fez testes dos novos
Volkswagen ADVANTECH com Ultra Clean Diesel, um biocombustível que nós já falamos
e que é mais avançado doo que já existe hoje no mercado.
Investimento em tecnologia “dual fuel”
Roberto Cortes diz que com
isso é possível oferecer aos clientes mais benefícios em custos e ao meio
ambiente. Esse investimento é consistente em novas tecnologias para garantir
uma boa posição de vanguarda no cenário dessas inovações. A MAN é a primeira montadora
a investir na tecnologia dual fuel no Brasil. Primeiro com biodiesel puro
(B100) e depois com gás natural veicular.
Economia no combustível
A tecnologia híbrida é a
grande aposta no Salão Internacional do Transporte em São Paulo neste ano. A
MAN idealizou
o modelo que traz ganhos significativos ao meio ambiente através da melhoria da
eficiência energética do veículo. Quem investir na coleta de lixo, pode
reduzir o consumo de combustível em 15%, por exemplo, diminuindo emissões de
gás carbônico (CO2), de acordo com simulações em dados de operações
típicas no Brasil.
O caminhão VW Constellation
17.280 6×2 Híbrido é o que traz o mesmo conceito de recuperação da energia
cinética (KERS), o mesmo que é utilizado nos carros de Fórmula 1. Durante a
frenagem o sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada,
usando-a depois na partida do veículo. Devido a isso, é indicado para operações
em que o veículo está submetido a uma aplicação “anda e para”, como a coleta de
lixo ou transporte coletivo.
O caminhão híbrido da MAN
Latin America tem como diferencial o dispositivo que armazena energia utilizada
nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas
pela maior adequação à realidade brasileira foram escolhidos os acumuladores
hidráulicos.
Benefícios do caminhão
híbrido
O benefício principal está
na manutenção e operação mais simples do sistema, no qual a duração é bem maior
do que a bateria. A empresa também prevê pouco investimento no início para
adquirir o modelo do que observados mundialmente em híbridos elétricos. O
acumulador hidráulico tem uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja,
disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo
instantaneamente.
Atende o PROCONVE P-7
Já atendendo o PROCONVE P-7,
é o primeiro da empresa para aplicação de coleta de lixo com transmissão
automatizada ZF AS- Tronica e também dispõe de motorização MAN Do8. Foi com
parceria da Bosch Rexroth que a MAN desenvolveu o sistema híbrido com
tecnologia diesel/hidráulica.
Caminhão dual fuel é o
primeiro da MAN no mundo
MAN Latin America também
apresenta outra inovação na FENATRAN, o cavalo mecânico MAN TGS 33.440 6X4 movido
a mistura diesel e etanol na proporção de 55%. Seguindo sua estratégia de
oferecer produtos flexíveis sob conceito dual fuel, a MAN apresenta o primeiro
caminhão com essa tecnologia para receber esse tipo de biocombustível. Atenta
sempre às necessidades do mercado, a empresa trabalha para prover de transporte
que reduzam o custo operacional de seus veículos.
O veículo mantém o mesmo
desempenho de um modelo tradicional mesmo com dois tanques de combustível
diferentes, além de diminuir as substâncias das emissões de CO2 e
material particulado.
O motor MAN D26 recebeu um
injetor por cilindro, para injeção do etanol na câmara de combustão, agora o caminhão será submetido a projeto
piloto em cliente estratégico.
Biodiesel inédito e
avançado
Outra novidade é um
caminhão de bebidas VW Constellation 17.190 movido a Ultra Clean Diesel, um
combustível que ajuda reduzir as emissões de carbono do veículo. O veículo será
simples e com menos custo que as opções atualmente disponíveis no mercado. O
modelo estará em operação para testes em frotistas do setor em 2012.
De acordo com o Roberto
Cortes, a sociedade e o poder público querem mais garantias à preservação
ambiental, dando preferência crescente ao uso de combustíveis renováveis em
frotas de transporte público, por exemplo. Por isso eles abriram o leque de
possibilidades com o Ultra CleanTM Diesel.
Essa novidade faz bem para
o bolso, não acha? (vwcaminhoeseonibusribeirao)
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