A Scania apresentou mundialmente seu novo caminhão
híbrido padrão Euro 6, um modelo P320 que pode tanto se mover no modo elétrico
quanto com biodiesel puro. “Agora somamos ao nosso portfólio o híbrido,
que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou
com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande capacidade de
carga”, afirma Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e
trens de força na Scania Trucks. A primeira unidade será entregue a um cliente
no próximo ano.
O novo veículo pode ser encomendado com cabines P
ou G. O motor básico é o Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 324 cv.
Ele funciona 100% a biodiesel, como óleo vegetal e atende aos requisitos do
Euro 6. Segundo Höglund, os caminhões híbridos serão cada vez mais comuns nos
centros urbanos, seja na distribuição, na coleta de lixo ou em outros serviços.
“A capacidade de aumentar o aproveitamento com a
direção silenciosa e a redução do consumo de combustível são fatores que
refletem diretamente na rentabilidade do cliente. Operar à noite, com as ruas
vazias, pode significar maior produtividade e precisão das entregas, por
exemplo,”, diz o executivo.
Ao mesmo tempo, o híbrido pode atender às normas de
poluição sonora locais ou nacionais, tais como a iniciativa European Quiet
Truck/PIEK Light, que está sendo implementada em um número cada vez maior de
cidades e países e estipula um nível de ruído máximo de 72 decibéis ao dirigir
em áreas de silêncio obrigatório.
“Atualmente existem 28 megacidades no mundo com
mais de 10 milhões de habitantes. Pesquisadores e tomadores de decisão em todo
o mundo buscam equacionar o dilema de distribuir bens e remover o lixo com o
mínimo de impacto sobre as pessoas e o meio ambiente”, explica Höglund.
A economia do novo caminhão híbrido chega a 18% em
situação normal de condução, comparado ao motor a diesel convencional. O motor
elétrico e a reserva de potência são inicialmente indicados para os estágios
críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de
silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário