A Nissan pretende vender 1
milhão de automóveis eletrificados por ano em 2022.
O plano de médio prazo Nissan
M.O.V.E 2022 tem como objetivo a evolução das tecnologias para a liderança em
automóveis elétricos, expansão da condução autónoma e prestação de serviços de
mobilidade.
Conceito Nissan IMx, que
servirá de inspiração para seu novo crossover elétrico global.
A Nissan Motor Co., Ltd.
acaba de revelar os seus planos para lançar um número crescente de automóveis
eletrificados, expandir e evoluir sistemas de condução autónoma e acelerar a
conectividade dos seus automóveis, como parte do plano de médio prazo Nissan
M.O.V.E. 2022.
Entre estes objetivos, a
Nissan pretende atingir vendas de 1 milhão de automóveis eletrificados - sejam
modelos elétricos puros ou com a motorização Nissan e-POWER - anualmente no seu
ano fiscal 2022.
Como parte do Nissan M.O.V.E.
2022, a empresa também pretende:
Desenvolver oito novos
automóveis puramente elétricos, com base no sucesso do novo Nissan LEAF;
Lançamento de uma ofensiva de
automóveis elétricos na China sob diferentes marcas;
Introduzir um miniveículo
“kei” elétrico no Japão;
Lançar um crossover elétrico
global, inspirado no Nissan IMx;
Eletrificar novos modelos da
INFINITI a partir do ano fiscal de 2021;
Equipar 20 modelos em 20
mercados com tecnologia de condução autónoma;
E alcançar 100% de
conectividade em todos os novos automóveis Nissan, Infiniti e Datsun vendidos
nos principais mercados até ao final do plano.
Philippe Klein, diretor de planeamento
da Nissan, afirmou: “A nossa estratégia de produto e tecnologia está alinhada
para posicionar a Nissan na liderança da evolução do automóvel, da tecnologia e
do negócio da indústria automóvel. Os nossos esforços estão focados na
materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, englobando os três
elementos centrais da eletrificação: condução autónoma, conectividade e novos
serviços de mobilidade”.
Durante a conferência de
imprensa desta manhã em Yokohama, e em conjunto com os vice-presidentes sénior
Takao Asami e Ogi Redzic, que lideram respetiva e globalmente as áreas de
condução autónoma e conectividade no âmbito da Aliança, Klein reafirmou que o
plano de médio prazo visa impulsionar em 30% a receita anual para 16,5 biliões
de ienes (127 mil milhões de euros) até o final do ano fiscal de 2022, ano em
que a Nissan também planeia atingir uma margem de lucro operacional de 8% e um
fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 biliões de ienes (19 mil milhões de
euros).
Klein prometeu alavancar os
ativos em plataformas e motorizações da Renault-Nissan-
Mitsubishi para apoiar os
objetivos da empresa.
Eletrificação
Como parte da estratégia de
eletrificação, Klein anunciou que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na
China, liderada por um novo automóvel elétrico do segmento C ainda este ano,
utilizando a tecnologia do Nissan LEAF. A ofensiva do produto também incluirá
um EV acessível através da joint-venture da Aliança na China, a eGT New Energy
Automotive. Este novo automóvel elétrico acessível será desenvolvido em
conjunto pela Aliança e pela Dongfeng com base numa plataforma de SUV do
segmento A.
Mais dois automóveis
elétricos estão a ser desenvolvidos sob a marca Venucia.
A Nissan continuará também a
expandir sua tecnologia e-POWER, já comercializada no Nissan Note e Nissan
Serena no Japão. Mais de 129.000 Nissan Note e-POWER foram vendidos no Japão no
primeiro ano, o que significa que mais de dois terços dos clientes Note optaram
pela motorização e-POWER versus as motorizações tradicionais.
A Nissan prevê que os
automóveis eletrificados - incluindo automóveis elétricos puros e e-POWER -
representarão 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022 e 50% até
2025. Nos EUA, a expectativa é de 20 a 30% até 2025, enquanto na China as
previsões da Nissan apontam para 35 a 40% das vendas.
A
INFINITI, a marca de luxo da Nissan, vai acelerar também a tendência de
eletrificação, com os novos modelos automóveis elétricos puros ou utilizando a
tecnologia e-POWER a partir do ano fiscal de 2021. Até 2025, a INFINITI espera
que os automóveis eletrificados representem 50% de suas vendas globais.
Condução autónoma
Como parte da sua estratégia para
sistemas de condução autónoma, a Nissan anunciou planos para implementar a
tecnologia ProPILOT em 20 modelos em 20 mercados até 2022. A empresa espera
vender anualmente 1 milhão de automóveis equipados com o seu sistema ProPILOT
até 2022.
Em paralelo o sistema Nissan
ProPILOT irá evoluir para a condução autónoma em várias faixas e incluir
capacidade de navegação até ao destino. Estas novas funcionalidades serão
introduzidas no Japão no âmbito de um projeto piloto dentro de um ano.
Asami comentou: «Com base na
tradição da Nissan de fornecer tecnologias de segurança pioneiras, continuamos
a evoluir a tecnologia autónoma no sentido de mãos livres, olhos-off e
conveniência em todos os ambientes de tráfego. Já temos mais automóveis na
estrada com capacidades semiautônomas do que qualquer outro fabricante de
automóveis, e continuaremos a aprender com essa experiência para trazer mais
benefícios aos nossos clientes.
Conectividade e serviços de
mobilidade
A Redzic anunciou o objetivo
de oferecer conectividade para 100% dos automóveis novos da Nissan, INFINITI e
Datsun vendidos nos principais mercados, o que será materializado com o
lançamento da Alliance Connected Cloud (Nuvem Conectada da Aliança).
“A
Alliance Connected Cloud permitirá que todas as empresas da Aliança integrem a
gestão de dados dos seus automóveis conectados, futuros, atuais e passados, e
quer os novos modelos, quer aqueles que já estão na estrada», disse Redzic.
“Esta nuvem apoiará os serviços de infoentretenimento, bem como um sistema de
comunicação único para facilitar as atualizações over the air para todos os
automóveis».
A Alliance Connected Cloud
fornecerá também a base para a expansão de serviços conectados e de mobilidade
da Nissan, incluindo a gestão de automóveis robôs e de serviços de táxi. A
Nissan está a testar em condições reais e com o seu parceiro DeNA o primeiro
serviço de táxi robô, chamado “Easy Ride”, desde o início deste mês. Em 2020, a
Nissan pretende fornecer serviços comerciais diretamente aos seus clientes.
(newsroom)
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