Marca da Volvo no país avança
com infraestrutura de eletromobilidade para veículos híbridos e elétricos,
firmando novas parcerias e aumentando em 650% a venda de VEs em 2019.
A fabricante sueca Volvo
anunciou que irá implementar 500 pontos para recarga de veículos híbridos e
elétricos plug-in no Brasil, mudando a forma de fazer negócios ao construir uma
nova estratégia para o segmento no setor automotivo no país. A iniciativa faz
parte da estratégia de operação sustentável da companhia, que elaborou “um
plano global ambicioso com drástica redução da pegada de carbono por carro”.
Luis Rezende, presidente da
Volvo Car Brasil e head na América Latina, disse acreditar que ainda existem
barreiras para a compra de um carro eletrificado e que isso motivou o projeto:
“A instalação de eletropostos contribui de maneira significativa para a
infraestrutura do país e para a indústria automotiva, além de dar mais
confiança para que o consumidor adquira com mais tranquilidade um veículo
elétrico”, afirma.
Como parte de sua estratégia,
a multinacional firmou importantes parceiras com o grupo GPA, rede Iguatemi,
redes de estacionamento Estapar, Autovagas e PareBem, além da incorporadora
Idea! Zarvos e a sua própria rede de 36 concessionários, somando um
investimento de R$ 5 milhões para implantação da estrutura. Com a capilaridade
dessas empresas, a Volvo Car Brasil espera garantir uma estrutura ampla de
recarga em perímetro urbano, visando as principais cidades do país, com
presença principalmente em estabelecimentos de média e longa permanência, que
permitirão ao usuário a realização de uma carga total em seu veículo plug-in.
Quando a empresa começou o
projeto, a infraestrutura de recarga no Brasil contava com 125 postos. Com o
avanço das parcerias, a rede de recarga hoje foi duplicada. O próximo passo é
chegar as 500 vagas instaladas. Assim, na cidade de São Paulo, por exemplo, os
usuários encontrarão um ponto de recarga da empresa em uma média de 9,7 km
distantes um do outro. Para 2020, a marca anunciou que estuda também a
ampliação de sua estratégia para áreas mais afastadas, com inovações em
serviços e produtos de eletrificação para continuar transformando a indústria.
Crescimento de 650% na venda
de VEs em 2019
De acordo com a fabricante,
até o mês de outubro, 6.015 carros híbridos e elétricos foram comercializados
no mercado nacional por 14 montadoras. O destaque fica para uma versão híbrida
em quase todos os modelos de seu portfólio – a versão híbrida plug-in do XC40,
que vai chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2020. Já para o ano
seguinte, a meta é ter 100% da gama de produtos da marca eletrificada.
Em linhas gerais, a empresa
vendeu 884 unidades de carros híbridos plug-in nos dez primeiros meses desse
ano, contra 136 carros no mesmo período do ano passado, crescimento de 650%. Em
outubro, essa condição foi reforçada com a venda de 135 unidades, compostas
pelos utilitários esportivos XC90 e XC60, além dos sedãs S90 e o recém-lançado
S60, todos equipados com o motor T8, de 407 hp.
A ideia da Volvo é fechar
2019 com 22% de vendas na área da eletromobilidade. A porcentagem poderá chegar
a 40% no ano que vem, o que significa 4 mil veículos eletrificados da marca,
ajudado pelo lançamento do SUV XC40 híbrido plug-in no primeiro trimestre.
Globalmente, a companhia espera vender 1 milhão de VEs até 2025. A marca também
se comprometeu a eletrificar todo novo veículo lançado e de apresentar um novo
carro elétrico por ano nos próximos cinco anos. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário