quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Transformação de grama em combustível para aviões

Cientistas descobrem maneira de transformar grama em combustível para avião.
Talvez um dos maiores problemas na aviação está relacionado ao combustível utilizado nas aeronaves, cerca de 40% dos custos é culpa do combustível, sem pensar no problema ambiental que o CO2 causa para o efeito estufa.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, descobriu um processo que pode mudar a maneira como se obtém combustível para aeronaves. Os cientistas descobriram como de obter o decano, um dos componentes do combustível usado em aviões, a partir da grama.
Infelizmente o processo não é tão simples como imaginamos, colher a grama e jogar no tanque do combustível, claro que não. O processo começa com o tratamento da grama com um composto que faz com que ela se decomponha e vire celulose. A celulose é dada como alimento para bactérias do gênero Clostridium. Os resultados obtidos no processo de digestão das bactérias poderá então ser tratado para, ao longo de diversas etapas, produzir o decano.
Parecendo ser um processo complexo, ele ainda é mais eficiente do que obter o decano a partir do petróleo. Os cientistas acreditam que o processo poderá ficar mais ágil e rápido a partir do momento em que se aprofundarem nos estudos sobre o processo.
Energia Suja:
Como os especialistas apontam, o decano é um combustível “sujo”: ele produz o gás carbônico (CO2) ao ser queimado, e o gás carbônico é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que gera o aquecimento global. Ele ainda estará sendo usados na aviação pelo menos nos próximos dez anos. Por esse motivo, obtê-lo a partir de algo tão simples quanto a grama seria de grande valia para a indústria. (eaereo)

Nenhum comentário: