Carros a álcool podem poluir tanto quanto os movidos a gasolina.
Mito foi desfeito pelo governo na divulgação da Nota Verde, referente à emissão de poluentes dos veículos.
Motores com menor potência chegam a poluir mais do que os com maior capacidade.
Dados divulgados hoje pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que carros a álcool podem poluir tanto quanto os movidos a gasolina. Além disso, os motores com menor potência chegam a poluir mais do que os equipamentos com maior capacidade. O cálculo foi feito com base na Nota Verde, que informa, para veículos fabricados em 2008, as medições da emissão de três gases poluentes - o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio.
Em relação ao CO2, um dos principais gases do efeito estufa, o álcool, por ser renovável, tem suas emissões neutralizadas pela absorção feita pelas folhas da cana-de-açúcar
No ranking de 258 provas sobre poluição e emissão de gases a que foram submetidos pelas empresas os veículos que fabricam, as melhores notas - de 0 a 10 - foram dadas a carros que usavam gasolina no momento dos testes.
O campeão foi o Ford Focus 2008, motor 2,0 DOHC I-4 SFI, o que jogou por terra o mito de que veículos com motores menos potentes poluem menos. Pelo contrário. Do primeiro ao sétimo lugar entre os menos poluidores, prevaleceram os motores mais potentes, de 1,4 cilindradas a 3,5.
Coube a um Fiat Uno com motor de 1 mil cilindradas o oitavo lugar entre os menos poluentes. Por coincidência, na hora do teste a montadora usava o álcool como combustível. Quanto à emissão de CO2, que aumenta o efeito estufa, um Fiat de mil cilindradas, de oito válvulas, e motor L5, com gasolina, obteve a nota 10, o que representa zero de liberação de gases. O segundo lugar coube também a um Fiat Uno Way, de motor 1,0. Ele obteve nota 9,9, também com gasolina.
A tabela com todas as notas para os veículos fabricados em 2008 pode ser acessada na página do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) - www.ibama.gov.br -, no link "Nota verde".
Lá, pode-se verificar se o carro é pouco ou mais poluente e se emite mais ou menos gases que contribuem para o aquecimento global. É possível também saber detalhes sobre os poluentes emitidos, embora este seja um dado técnico de difícil compreensão para boa parte dos proprietários de veículos.
Por exemplo: 99% da poluição veicular é do monóxido de carbono, hidrocarburetos não queimado e óxido de nitrogênio. Os gases de efeito estufa são os dióxido de carbono, também conhecidos por gás carbônico.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que avisou às montadores que divulgaria a Nota Verde referente aos veículos. As empresas fizeram um apelo para que ele esperasse a linha de 2009 e que não utilizasse os números dos veículos recém-saídos da fábrica, visto que ainda estavam verdes, sem amaciar o motor.
"Achamos que divulgar os dados pode levar proprietários a observar quais os veículos que poluem ou emitem mais ou menos gases. Isso pode ser importante", disse Minc. Ele prometeu que os dados de 2009 serão postos na rede assim que as empresas os liberarem.
O coordenador do Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva, considera uma ótima notícia a divulgação das informações. "Mostra que, neste caso, o governo foi mais forte que as montadoras", aponta Saldiva. Ele pondera que, com o tempo, os consumidores adotarão um costume já estabelecido na Europa e na América do Norte: levar em conta o impacto ambiental ao adquirir um automóvel. "Quando uma pessoa está indecisa entre dois modelos, servirá como critério de desempate."
Apesar dos benefícios que da iniciativa, especialistas fazem algumas ressalvas. "Por uma questão de saúde pública, o governo deveria pensar em investir na tecnologia de veículos que não poluem, incentivando o transporte limpo", afirma João Talocchi, coordenador da campanha de clima do Greenpeace Brasil.
Passo a passo
1) Na ferramenta, disponível em www. mms.gov.br, é possível escolher veículos produzidos em 2008. Também há a opção de estabelecer comparação entre três carros.
2) A consulta traz como resultado uma tabela com todos os veículos que obedecem aos critérios de busca. As informações mais importantes são a nota e a nota CO2.
Nota Verde – Varia de 0 a 10. Cálculo baseado na média de emissões de três gases poluentes: monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio.
Nota CO2 – Apesar da nota da ferramenta variar de 0 a 10, o limite inferior é 5. O carro com a maior nota é o que menos emite CO2. O indicador não é calculado para veículos a álcool.
Os 10 melhores (menos poluentes)
Ford Focus, gasolina, 2.0 DOHC I-4 SFI
Nissan Tiida, gasolina, 1.8
Honda New Fit EX, gasolina, 1.5 L4/L15A8
Honda New Fit LXL, gasolina, 1.4 L4/L13Z3
Ford Edge, gasolina, 3.5 V6 Duratec
Honda New Fit LX, gasolina, 1.4 L4/L13Z3
Chrysler PT Cruiser, gasolina, 2.4 DOHC (16V)
Fiat Uno, álcool, 1.0 8V L5
Fiat Uno Way, álcool, 1.0 8V L5
Fiat Uno Way, gasoline, 1.0 8V L5
As 10 piores (mais poluentes)
Chevrolet Corsa, gasolina, 1.4 Econo.Flex 4 cil., SOHC 8V
Peugeot 307 Sedan, álcool, 1.6 16V
Citroen C3, álcool, 1.4 8V
Citroen Xsara Picasso, álcool, 1.6 16V
Chevrolet Montana, gasolina, 1.4 Econo.Flex 4 cil., SOHC 8V
Renault Scénic, álcool, 1.6 16V
Volkswagen Fox, álcool, 1.0 PL-4 CCN-1000
Renault Scénic, gasolina, 1.6 16V
Peugeot 207 SW, gasolina, 1.4 8V
Volkswagen Kombi-STD, Furgão, Ambulância, gasoline, 1.4 PL-4 BTJ-1400
Mito foi desfeito pelo governo na divulgação da Nota Verde, referente à emissão de poluentes dos veículos.
Motores com menor potência chegam a poluir mais do que os com maior capacidade.
Dados divulgados hoje pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que carros a álcool podem poluir tanto quanto os movidos a gasolina. Além disso, os motores com menor potência chegam a poluir mais do que os equipamentos com maior capacidade. O cálculo foi feito com base na Nota Verde, que informa, para veículos fabricados em 2008, as medições da emissão de três gases poluentes - o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio.
Em relação ao CO2, um dos principais gases do efeito estufa, o álcool, por ser renovável, tem suas emissões neutralizadas pela absorção feita pelas folhas da cana-de-açúcar
No ranking de 258 provas sobre poluição e emissão de gases a que foram submetidos pelas empresas os veículos que fabricam, as melhores notas - de 0 a 10 - foram dadas a carros que usavam gasolina no momento dos testes.
O campeão foi o Ford Focus 2008, motor 2,0 DOHC I-4 SFI, o que jogou por terra o mito de que veículos com motores menos potentes poluem menos. Pelo contrário. Do primeiro ao sétimo lugar entre os menos poluidores, prevaleceram os motores mais potentes, de 1,4 cilindradas a 3,5.
Coube a um Fiat Uno com motor de 1 mil cilindradas o oitavo lugar entre os menos poluentes. Por coincidência, na hora do teste a montadora usava o álcool como combustível. Quanto à emissão de CO2, que aumenta o efeito estufa, um Fiat de mil cilindradas, de oito válvulas, e motor L5, com gasolina, obteve a nota 10, o que representa zero de liberação de gases. O segundo lugar coube também a um Fiat Uno Way, de motor 1,0. Ele obteve nota 9,9, também com gasolina.
A tabela com todas as notas para os veículos fabricados em 2008 pode ser acessada na página do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) - www.ibama.gov.br -, no link "Nota verde".
Lá, pode-se verificar se o carro é pouco ou mais poluente e se emite mais ou menos gases que contribuem para o aquecimento global. É possível também saber detalhes sobre os poluentes emitidos, embora este seja um dado técnico de difícil compreensão para boa parte dos proprietários de veículos.
Por exemplo: 99% da poluição veicular é do monóxido de carbono, hidrocarburetos não queimado e óxido de nitrogênio. Os gases de efeito estufa são os dióxido de carbono, também conhecidos por gás carbônico.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que avisou às montadores que divulgaria a Nota Verde referente aos veículos. As empresas fizeram um apelo para que ele esperasse a linha de 2009 e que não utilizasse os números dos veículos recém-saídos da fábrica, visto que ainda estavam verdes, sem amaciar o motor.
"Achamos que divulgar os dados pode levar proprietários a observar quais os veículos que poluem ou emitem mais ou menos gases. Isso pode ser importante", disse Minc. Ele prometeu que os dados de 2009 serão postos na rede assim que as empresas os liberarem.
O coordenador do Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva, considera uma ótima notícia a divulgação das informações. "Mostra que, neste caso, o governo foi mais forte que as montadoras", aponta Saldiva. Ele pondera que, com o tempo, os consumidores adotarão um costume já estabelecido na Europa e na América do Norte: levar em conta o impacto ambiental ao adquirir um automóvel. "Quando uma pessoa está indecisa entre dois modelos, servirá como critério de desempate."
Apesar dos benefícios que da iniciativa, especialistas fazem algumas ressalvas. "Por uma questão de saúde pública, o governo deveria pensar em investir na tecnologia de veículos que não poluem, incentivando o transporte limpo", afirma João Talocchi, coordenador da campanha de clima do Greenpeace Brasil.
Passo a passo
1) Na ferramenta, disponível em www. mms.gov.br, é possível escolher veículos produzidos em 2008. Também há a opção de estabelecer comparação entre três carros.
2) A consulta traz como resultado uma tabela com todos os veículos que obedecem aos critérios de busca. As informações mais importantes são a nota e a nota CO2.
Nota Verde – Varia de 0 a 10. Cálculo baseado na média de emissões de três gases poluentes: monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio.
Nota CO2 – Apesar da nota da ferramenta variar de 0 a 10, o limite inferior é 5. O carro com a maior nota é o que menos emite CO2. O indicador não é calculado para veículos a álcool.
Os 10 melhores (menos poluentes)
Ford Focus, gasolina, 2.0 DOHC I-4 SFI
Nissan Tiida, gasolina, 1.8
Honda New Fit EX, gasolina, 1.5 L4/L15A8
Honda New Fit LXL, gasolina, 1.4 L4/L13Z3
Ford Edge, gasolina, 3.5 V6 Duratec
Honda New Fit LX, gasolina, 1.4 L4/L13Z3
Chrysler PT Cruiser, gasolina, 2.4 DOHC (16V)
Fiat Uno, álcool, 1.0 8V L5
Fiat Uno Way, álcool, 1.0 8V L5
Fiat Uno Way, gasoline, 1.0 8V L5
As 10 piores (mais poluentes)
Chevrolet Corsa, gasolina, 1.4 Econo.Flex 4 cil., SOHC 8V
Peugeot 307 Sedan, álcool, 1.6 16V
Citroen C3, álcool, 1.4 8V
Citroen Xsara Picasso, álcool, 1.6 16V
Chevrolet Montana, gasolina, 1.4 Econo.Flex 4 cil., SOHC 8V
Renault Scénic, álcool, 1.6 16V
Volkswagen Fox, álcool, 1.0 PL-4 CCN-1000
Renault Scénic, gasolina, 1.6 16V
Peugeot 207 SW, gasolina, 1.4 8V
Volkswagen Kombi-STD, Furgão, Ambulância, gasoline, 1.4 PL-4 BTJ-1400
Nenhum comentário:
Postar um comentário