Carro elétrico é pior que o carro a etanol
para o Brasil, dizem Fiat e Mercedes
Presidentes das duas
montadoras dizem que melhor alternativa para o Brasil em termos ambientais e de
eficiência é a dos carros a álcool.
O carro elétrico não é a melhor solução para melhorar o meio
ambiente no Brasil - na opinião dos presidentes de duas das maiores
fábricas de veículos do Brasil, a Mercedes-Benz e a Fiat. Para eles, o carro a
etanol é a mais viável e eficiente alternativa para reduzir a poluição no
Brasil.
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Phillipp Schiemer,
e o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, dizem que o carro elétrico seria
inviável no Brasil, por causa da falta de infraestrutura no setor de energia. E
o híbrido (movido a gasolina e a energia elétrica), seria ineficiente.
Segundo Phillip Schiemer, a rede elétrica no País não
comportaria a utilização em massa de veículos elétricos. "Imagine em um
edifício, se dez ouvinte moradores resolvem usar a tomada ao mesmo tempo para
abastecer. Isso provocaria um blecaute na cidade inteira", afirmou
Schiemer, durante debate promovido pelo Estadão.
De acordo com o presidente da Mercedes-Benz, a
tecnologia dos carros elétricos precisa ser aperfeiçoada, pois abastecer um
veículo em uma tomada comum demora pelo menos dez horas.
Ele comentou que os motores a diesel são vistos como mais
econômicos na Europa; e que os híbridos (com motorização elétrica e a gasolina)
são mais viáveis nos Estados Unidos.
No Brasil, as condições atuais da tecnologia e
infraestrutura não recomendam, diz ele, o uso de carros elétricos ou híbridos.
"A melhor solução para o Brasil é a dos carros movidos
a etanol, pois é uma energia renovável e que ajuda a reduzir a poluição e ainda
contribui para a economia", afirmou, durante o Fórum Estadão Regiões:
Sudeste.
O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, que também
participou do debate, também considera o etanol a melhor alternativa de
combustível para os carros no Brasil. "Com os motores flex, o etanol sem
dúvida é melhor que os elétricos ou híbridos em temos de eficiência e impacto
ambiental", afirmou.
Os dois presidentes consideram que existem outras coisas que
o Brasil pode fazer para reduzir a poluição, como tirar de circulação os
caminhões com tecnologia antiga (euro zero) e obrigar que todos utilizam as
tecnologias mais modernas (€$5).
"O benefício para o ambiente é muito melhor do que
trocar os carros para motorização elétrica", afirmou Phillip Schiemer. (OESP)
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