terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Economia de US$ 240 bilhões com motores eficientes

A melhoria no uso da energia elétrica por parte dos sistemas motrizes industriais acarretaria uma economia total de US$ 240 bilhões e uma redução na demanda global de energia elétrica de 10%, pois 45% de toda a eletricidade consumida no mundo é utilizada por motores. Os cálculos foram divulgados pelo representante da Parceria Internacional pela Cooperação para Eficiência Energética (IPEEC, sigla em inglês), Amit Bando, durante o 8º EEMODS, maior conferência internacional sobre eficiência energética de motores elétricos e sistemas motrizes, que está sendo realizada no Eletrobras Cepel, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
A importância dos sistemas motrizes também é enorme no Brasil. Segundo o coordenador geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, Carlos Alexandre Pires, atualmente 41% do consumo de energia elétrica no Brasil é industrial e, desse total, 62% vêm de sistemas motrizes. “A Eletrobras, por meio do Procel, e a Confederação Nacional da Indústria fizeram um estudo minucioso no qual identificaram um enorme potencial de redução de gastos”, disse Pires, destacando o papel do Procel Indústria, que já treinou cerca de sete mil profissionais, em 700 indústrias de todo o país.
Pires fez ainda um panorama geral das políticas públicas de eficiência energética no país nos últimos 30 anos. Ele lembrou o Programa Brasileiro de Etiquetagem, criado em 1984 e uma referência mundial, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet), passando pela Lei de Eficiência Energética, de 2001, que adotou índices mínimos de eficiência para máquinas e equipamentos que consomem energia elétrica.
Além de Pires e Bando, participaram dos debates Peter Zwanziger, representante da Associação Europeia de Fabricantes de Motores (CEMEP, sigla em inglês), e Jean Mollet, da Associação Internacional do Cobre, que destacou a importância da participação nos esforços para o aumento da eficiência energética em motores de bancos de fomento, como o Banco Mundial, e de programas da Organização das Nações Unidas, como o Sustainable Energy for All, além da Organização do Desenvolvimento Industrial da ONU, que incentiva a adoção da norma ISO 50001, de gestão eficiente da energia.
Longe da ISO-50.001 - O número de indústrias que receberam a norma ISO 50.001 de eficiência energética, em todo o mundo, já ultrapassou 4 mil, mas, no Brasil, as certificadas não passam de sete, de acordo com George Alves Soares, chefe da Assessoria Corporativa e de Novos Negócios em Eficiência Energética da Eletrobras. Segundo ele, mais da metade das certificações foi obtida na Alemanha. George Soares divulgou os dados durante o encerramento da oitava edição do EEMODS, a maior conferência internacional sobre eficiência energética de motores elétricos e sistemas motrizes, que terminou ontem (30), no Rio.
Para o especialista da Eletrobras, o Brasil é uma referência na área de etiquetagem e no estabelecimento de critérios mínimos para a certificação de sistemas motrizes eficientes, mas precisa evoluir mais. “Deveríamos seguir o exemplo de países que estão buscando acordos voluntários com a indústria para a redução do desperdício no setor. Acredito que este seja o caminho. A quantidade superior de certificações ISO 50.001 na Alemanha é um exemplo para todos os outros países de como é importante atrelar políticas públicas às boas práticas no setor”, destacou George. Segundo ele, 2.177 indústrias alemãs já obtiveram a ISO 50.001, de um total de 4.048 em todo o mundo.
O EEMODS, realizado na sede do Eletrobras Cepel, na Ilha do Fundão, foi o primeiro a ser programado para a América Latina e reuniu 218 pesquisadores de 113 instituições, representando mais de 20 países. O próximo encontro acontece no ano que vem na Finlândia. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: