terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Hotéis buscam reduzir custos com energia

Hotéis buscam caminhos para reduzir custos com energia
Soluções como geração virtual, cogeração, microgeração e novas tecnologias para eficiência energética estão em foco na 2ª edição do Fórum de Cogeração e Alternativas Energéticas para o Setor Hoteleiro (Focae), que acontecerá no Rio de Janeiro em 05/12/13. O evento é promovido pelo Portal Ambiente Energia e a Associação Fluminense de Cogeração (Cogen-Rio).
O objetivo do evento é apontar soluções para um setor que reúne mais de 13 mil hotéis no país, além de mostrar os caminhos para a obtenção de financiamento para projetos de eficiência energética.
Estima-se que o segmento hoteleiro tenha potencial de economia energética de 30% a 80% com o emprego de sistemas para gerenciar o consumo de energia e de água.
O uso da cogeração a gás natural; a adoção de fontes com a energia solar térmica e fotovoltaica; soluções de eficiência energética, como a iluminação a LED; e do conceito de “geração virtual” são apontados como caminho para chegar lá.
O programa do 2º Focae abrirá espaço para debates sobre temas como a necessidade e barreiras para eficientização; os benefícios das principais soluções; iluminação e uso de fontes alternativas; condicionamento de ar e o emprego da cogeração; microgeração; acesso ao mercado livre; programas de certifação; e financiamento. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: