sábado, 24 de fevereiro de 2018

UE e o inquérito comercial sobre biodiesel Argentino

União Europeia lança novo inquérito comercial sobre biodiesel Argentino.
A Comissão Europeia abriu uma nova investigação para apurar se os exportadores argentinos de biodiesel têm se beneficiado de subsídios injustos, uma resposta as demandas legais bem-sucedidas conquistadas pelo país sul americano junto a Organização Mundial do Comércio (OMC) em setembro/2017.
De acordo com informações publicadas no jornal oficial da União Europeia em 31/01/18, a queixa foi registrada pelo Conselho Europeu do Biodiesel (EBB) e apresentada em dezembro passado. Segundo considerou a Comissão Europeia, a queixa continha evidências suficientes de que os produtores argentinos têm se beneficiado com uma série de subsídios do governo, sob a forma de bens e serviços artificialmente baratos, como a soja, preços excessivamente altos ou suporte de preços pagos pelo biodiesel, empréstimos preferenciais e receitas governamentais (como impostos), indenizações ou até mesmo desonerações.
Essa investigação pode oferecer outro canal para que a UE imponha novas tarifas sobre o biodiesel importado, tanto da Argentina quanto da Indonésia, depois que ambos os países obtiveram êxito em suas ações, junto a OMC, contra os direitos antidumping aplicados pelo bloco desde 2013. (aprobio)

Nenhum comentário: