segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Dicas para diminuir o consumo de energia

Em tempos de crise de abastecimento é importante atentarmos para alguns procedimentos, que devemos passar á usar e se tornar um hábito constante.Se você não acrescentou novos aparelhos elétricos na sua casa e mantem os mesmos hábitos, mas a sua conta aumentou além dos reajustes normais, o que você deve fazer?
Algumas verificações nas instalações elétricas serão necessárias e para isso alguns cuidados:
- Use um calçado com solado de borracha e certifique-se que o local está seco.
- Procure usar luvas de borracha e não toque nos fios, apenas nos interruptores do disjuntor.
- Procure usar apenas uma das mãos para essas ações:
1-Verifique se você está pagando energia sem consumi-la:
Desligue todos os disjuntores de sua casa, um por um e depois o principal. Feito isso verifique o relógio de medição, ele tem um disco que gira quando você está consumindo. Nesta situação ele deverá estar totalmente parado. Se continuar girando, existe alguma fuga de corrente ou algum “gato” na sua instalação, ou seja, alguém está ligado na sua rede elétrica. Ai chame um técnico da área para verificar. Caso esteja totalmente parado “ótimo” Cuidado: não rompa o lacre da concessionária de energia, existe um visor de vidro para isso.
2-Aparelhos ligados nas tomadas:
O que mais consome em uma instalação? Chuveiros elétricos, ferro de passar roupa, em fim tudo que provoca aquecimento, diminua o máximo o uso desses aparelhos. Geladeiras, abra a porta o mínimo possível. Evite deixar seus aparelhos no modo satnd by, ele continua consumindo energia, pouca, mas ele permanece apenas gerando calor. Os carregadores de celular quando não estiverem sendo usados tire-os da tomada.


Na compra de novos aparelhos verifique se ele tem o selo de economia. Ao dormir, se você tem o hábito de pegar no sono com tudo ligado, programe o tempo dos equipamentos para desligarem ou se conseguir desligue de imediato.
3-Iluminação:
Substitua suas lâmpadas por fluorescentes econômicas, nas áreas frias, como cozinhas e WCs, você pode usar a branca, e em áreas como salas e quartos, para não dar aquela sensação de escritório, já existem as fluorescentes amareladas, que tem uma tonalidade mais aconchegante, parecida com as lâmpadas comuns que em 2016 deixarão de existir no mercado.
Prefira a iluminação indireta através de abajures, com lâmpadas de baixo consumo, procure nas revendas a equivalência das lâmpadas comuns para as fluorescentes, você economiza e deixa o ambiente mais agradável. Use as de teto em horários de maior movimentação de pessoas e durante as refeições.
Durante á noite se você tem hábito de dormir com alguma luz, adote uma vigia que consuma pouco e deixe como guia, para durante á noite não precisar sair ascendendo tudo.
Existem umas luminárias com led e fotocélula, onde você pode instalar nos banheiros, onde é acionada por sensores, você entra e sai sem se preocupar em desligar, custa pouco e o consumo é insignificante, pode ser adotado para outros ambientes.
4-Durante o dia, use o máximo possível a iluminação natural, esqueça as lâmpadas.
5-Importante a verificação de alguns aparelhos se estão funcionado direito, por exemplo:
Ferro de passar, cafeteiras elétricas, torradeiras, geladeiras, possuem sensores de temperatura que desligam quando atingem a temperatura programada, fique atento e verifique se eles não passam o tempo todo ligados, consumindo energia desnecessariamente. 
Aqui estão 5 dicas simples, que podem reduzir sua conta em até 20% a 30%. (forumdaconstrucao)

Nenhum comentário: