sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Brasil chegou a marca de 1GW de energia solar fotovoltaica

Nosso país Brasil, acaba de alcançar a marca histórica de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica conectadas à matriz elétrica nacional. Esta potência  é suficiente para atender o consumo de 2 milhões de brasileiros, cerca de 500 residências. A informação foi divulgada pela ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica e este resultado faz com que o  Brasil esteja entre os 30 países do mundo, de 195, que possuem mais de 1 GW de capacidade instalada de energia solar.
Para os especialistas, este primeiro gigawatt solar fotovoltaico do país mostra o forte crescimento da tecnologia e dos mercados de geração centralizada e geração distribuída solar fotovoltaica no ano de 2017. No entanto, o presidente da Absolar, Dr. Rodrigo Sauaia, ressalta que o Brasil ainda está abaixo do seu potencial, pois o país tem condições e grande capacidade de ficar entre os principais países do mundo nesse mercado, principalmente por suas características favoráveis.  O país já se destaca em energia hidrelétrica, eólica e biomassa, agora é necessário investir em um programa nacional estruturado para impulsionar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.
O presidente da Absolar diz que o país está indo pelo caminho certo, na geração centralizada, foram inauguradas grandes usinas solares fotovoltaicas contratadas pelo governo federal em leilões de energia elétrica realizados em 2014 e 2015. As usinas em funcionamento estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco, representando uma potência total de 0,935 GW.
No caso da geração distribuída, foi registrado um forte e grande crescimento no uso pela população, empresas e governos que passaram a utilizar sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e até mesmo na zona rural. O resultado foi uma potência total de 0,164 GW. Na soma total desses dois importantes segmentos do mercado, o país alcançou 1,1 GW operacionais.
Esta marca atingida pelo nosso país é motivo de comemoração, pois é um passo muito importante na história da tecnologia fotovoltaica no Brasil. Nos mostra quanto o crescimento do segmento tende a crescer cada vez mais nos próximos anos! O Brasil tem intenso recurso solar e as pessoas, empresas e até mesmo o governo, estão cada vez mais interessados na captação de energia solar, com isso, nosso país ira aumentar seus gigawatts, se tornando um país mais sustentável. (portalsolar)

Nenhum comentário: