domingo, 4 de fevereiro de 2018

Piauí usará “Miniusina” solar reduzirá gastos com eletricidade

Governo do Piauí usará “Miniusinas” de energia solar para reduzir gastos com eletricidade.
O Governo do Piauí está traçando como meta a expansão da oferta de produção de energia elétrica, o objetivo é destacar o Piauí como estado modelo em energias renováveis. Para isso, a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), em parceria com a Secretaria Estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), vai iniciar neste ano a missão de estruturar os estudos de viabilidade para a PPP de Geração de Energia Solar.
O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas em sua última reunião teve aprovação da proposição da Secretaria de Mineração para tratar do desenvolvimento de estudos voltados para parceria com a iniciativa privada da geração de energia a partir da implantação de miniusinas. Este projeto coloca o Piauí em destaque na geração de energia solar como fonte matriz para abastecer os prédios públicos.
A Parceria Público-Privada para implantação, operação e manutenção de miniusinas de geração de energia solar ainda pretende atender outros projetos de prioridades do Governo do Piauí. Com o uso das miniusinas, o Governo do Estado reduzirá, aproximadamente, 20% dos gastos com energia elétrica, cerca de R$ 7.109.943,30 por ano, recursos que poderão ser utilizados em outros investimentos e ações. 
Segundo Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí, a intenção do projeto é que a Administração Pública estadual possa ser geradora de energia a partir do uso de um recurso natural em abundância no estado do Piauí e, como resultado diminua as despesas e passe a gerar receitas.
Os principais pontos do plano de trabalho e do cronograma de ações para a estruturação dos estudos foram definidos em outra reunião recente feita com representantes da Secretaria Estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os tópicos abordados, estão os critérios para escolher a localização das miniusinas e a forma de redução das perdas na geração de energia.
O Piauí vem se destacando nos últimos anos, o estado está investindo em empreendimentos voltados à geração de energia renovável e limpa. O Piauí está dando passos importantes há algum tempo, por exemplo, a instalação do Parque Solar Nova Olinda, da Enel Green Power Brasil. A usina está localizada no município de Ribeira do Piauí, a 377 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé.
Informações divulgadas pelo boletim do Ministério de Minas e Energia mostra que o estado do Piauí está em segundo lugar como região que possui mais fontes renováveis na sua matriz energética, entre os estados nordestinos, além disso, o estado apresenta grande evolução no setor, sendo esse projeto mais um passo dado. (portalsolar)

Nenhum comentário: