quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

EDP leva geração de energia solar escolas Espirito Santo

Escolas públicas do Espírito Santo vão gerar sua própria energia.
A EDP Espírito Santo, em uma parceria com o governo do estado, assinou um convênio para a instalação de sistemas fotovoltaicos que vai contemplar as escolas públicas com o intuito de reforçar a importância de conscientização do uso racional de energia, reduzindo sua dependência das unidades consumidoras.

De acordo com a Secretaria de Estado do Município (SEDU), cerca de 80 instituições de ensino estaduais e municipais serão contempladas com o projeto “Boa Energia nas Escolas” que, além de propagar a utilização segura e eficiente da energia elétrica, implantarão sistemas fotovoltaicos que permitirão a geração de energia por meio do sol. Os sistemas fotovoltaicos não excluem totalmente as escolas de pagar a conta de energia, mas serão cerca de R$ 300,00 de economia para cada escola. Só no ano de 2016, o estado do Espírito Santo gastou 14,3 milhões com energia elétrica, em 490 escolas da rede.

Outra ação que será realizada pelo programa é a substituição de 4,139 lâmpadas por LED, em nove escolas e a sede da SEDU, permitindo uma redução no consumo de 349,69 MW/ano, com um investimento de 988,65 mil, em um prazo de 12 meses, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP Espírito Santo.

O projeto da distribuidora EDP trabalha inicialmente a capacitação de educadores – com cartilhas e materiais para o aprendizado em sala de aula – e também o contato prático e presencial dos alunos com temas os estudados em classe, por meio de uma carreta itinerante.

Os alunos terão a oportunidade de participar das atividades na unidade móvel, sendo beneficiados com atividades lúdicas sobre a utilização segura e consciente da energia elétrica realizadas em um caminhão adaptado para ser um laboratório sobre rodas, que oferecerá experimentos, jogos e vídeos em 3D. Com a ação, serão cerca de 400 professores e 32mil alunos beneficiados.

O caminhão da Distribuidora possui painéis interativos, que mostram os principais equipamentos elétricos e seus níveis de consumo, o que proporciona às crianças, a oportunidade de entender melhor o consumo de energia elétrica dentro de casa. Além disso, permite trabalhar a importância da utilização consciente de energia, o reforço de pequenas atitudes para a redução do consumo, e consequentemente, o valor da conta de energia.
Além do painel interativo, outras atividades estão presentes na unidade móvel, tal como  o jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo; ou o gerador manual, que o estudante gira uma manivela transformando a energia mecânica em energia elétrica, acendendo as lâmpadas de LED; ou até mesmo o conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar, onde a célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica, girando o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos, entre outras atividades. (cenergel)

Nenhum comentário: