segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Como reduzir o consumo de energia da sua geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia nas residências. A informação faz parte de pesquisa divulgada pelo Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, com base em dados da Eletrobrás e do Inmetro. O gasto pode chegar a 56,88 kWh por mês, considerado alto em relação a outros aparelhos domésticos.
A notícia preocupa porque a geladeira é um utensílio da casa usado de forma contínua, sem ser desligada em nenhum momento. A pergunta que fica é: como economizar energia em um aparelho que não pode ser desligado? A resposta está em alguns passos que, se seguidos corretamente, ajudam a reduzir as despesas da casa.
Antes de tudo, é bom você saber que os modelos Frost Free – aqueles que não precisam ser descongelados – gastam o dobro de energia do que os modelos sem essa tecnologia. Isso porque para o ar circular durante todo o tempo dentro do aparelho, evitando o excesso de gelo, eles acabam consumindo mais luz. Em compensação, a geladeira com degelo manual precisa ser descongelada regularmente para que as placas de gelo não exijam mais do eletrodoméstico.
Veja o que podemos fazer para tornar a geladeira mais econômica
Algumas dicas podem deixar sua geladeira mais econômica, e a maioria delas está atrelada aos nossos hábitos do cotidiano. Então a mudança começa em evitar certas atitudes que incorporamos na nossa rotina. Posição na cozinha e a forma de usar também influenciam na hora do consumo. Confira alguma delas:
Hábitos:
Porta da geladeira aberta
Essa é uma das principais causas do aumento do consumo do aparelho. Quando o ar frio sai, a geladeira inicia novamente o processo de refrigeração, gastando mais energia. Abrir a porta várias vezes também causa o mesmo efeito. Tente abrir somente quando for necessário, deixe para colocar os produtos no interior de uma vez e, se possível, sempre verifique se a porta realmente ficou fechada.
Roupas atrás da geladeira
Esse recurso parece uma lenda, mas ainda tem muita gente que coloca roupas molhadas na traseira da geladeira. As serpentinas que ficam atrás do aparelho ficam cobertas e isso força o sistema a trabalhar mais intensamente, resultando no aumento do consumo de energia.
Alimentos quentes na geladeira
Isso é um dilema! Porque esperar que certos alimentos esfriem antes de colocar na geladeira pode favorecer a atuação de microrganismos. A dica é usar o bom senso: não insira alimentos com a panela quente, use um recipiente frio e sempre tapado. Isso evita que a geladeira gaste mais energia para resfriar os alimentos.
Compra e Instalação:
Selo Procel
Compre um aparelho que possua o Selo Procel de eficiência energética em geladeira aferidas pelo Inmetro. As classificadas com a letra A possuem o menor consumo. Podem custar mais caro que as outras, mas você recupera o investimento na conta de luz.
Local
Não deixe a geladeira perto do fogão ou em um lugar da cozinha com incidência direta do sol. O calor no exterior do eletrodoméstico pode comprometer a refrigeração interna. Não encoste a traseira do aparelho na parede, deixe essa parte da geladeira “respirar”.
Pé da geladeira
Uma dica valiosa é tentar colocar os pés da parte dianteira levemente mais alta que a traseira. Essa inclinação faz com que a porta se feche automaticamente evitando que fique aberta.
Uso e Conservação:
Termostato
Regule o termostato para temperaturas que atendam à sua necessidade. Não adianta usar a força máxima se você coloca pouca coisa na geladeira.
Disposição dos alimentos
A arrumação da geladeira também é importante. Nada que exija muito trabalho. Apenas evite colocar produtos e recipientes colados uns nos outros para que haja uma boa circulação de ar frio no interior do aparelho. Evite forrar as prateleiras com folhas ou plásticos. Aqui menos é mais.
Em viagens
Se você vai ficar um tempo fora de casa, esvazie a geladeira o máximo que puder e diminua o termostato. Em viagens muito longas, pode até considerar deixá-la desligada. No entanto, diminuindo sua intensidade você já cria uma grande economia. (mundoconectado)

Nenhum comentário: