Este carro voador tem um
sistema inovador de propulsão sem hélices.
Empresa desenvolve carro
voador com sistema inovador de propulsão sem hélices.
Você já ouviu falar em
propulsão fluídica?
Essa foi a tecnologia escolhida pela startup Jetoptera para o desenvolvimento de seu carro voador elétrico e promete ser ainda mais revolucionária do que os demais modelos que estão em testes pelo mundo, principalmente por dispensar o uso de hélices ou rotores, bem comuns nos eVTOLs (veículos elétricos com decolagem vertical).
Programado para ser lançado em dois anos, o J-2000 está em desenvolvimento para funcionar tanto com motorização elétrica quanto a combustão. Seu diferencial, porém, é que, para decolar e acelerar, o propulsor não vai demandar hélices, e sim pequenos jatos acoplados no interior da fuselagem e que serão mais silenciosos do que a solução comumente adotada por empresas como Embraer e Volocopter.
A Jetoptera afirma que esse tipo de sistema melhora a eficiência da propulsão do carro voador em 10%, além de reduzir o consumo de combustível em 50% em comparação aos pequenos turbojatos. A tecnologia fluídica, se comparada com as variantes equipadas com hélices, é 30% mais leve e também muito menos complexa.
"[A propulsão fluídica] tem muitas vantagens em relação a outras abordagens: mais rápida, mais simples, mais silenciosa, mais compacta e com custo mais baixo. Nosso sistema de propulsão é distribuído e se adapta naturalmente à nossa missão de criar aeronaves de decolagem e pouso vertical de velocidade, alcance, carga útil e eficiência incomparáveis para o transporte de cargas e pessoas", disse a Jetoptera em comunicado publicado em seu site.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/Z8ARFa7HE3c
Segundo a Jetoptera, o J-2000, foi batizado com esse nome devido ao seu peso máximo de decolagem, que é de 2.000 libras (907 kg). Já com relação ao desempenho, a startup afirma que a energia necessária para impulsionar o modelo de entrada da aeronave a 320 km/h por 30 minutos é de 100 kWh, podendo ser fornecida por meio de uma bateria de íon-lítio de 600 kgs ou 26kgs de querosene.
A empresa também afirma que o J-2000 não será o único modelo em desenvolvimento. Estão programadas versões mais rápidas e com mais capacidade de carga. (canaltech)
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