Lançado na Europa no ano
passado, compacto em estilo aventureiro tem previsão de produção aqui apenas
para 2024.
O Toyota Yaris nacional vai ganhar um irmãozinho aventureiro e híbrido flex. A revelação foi feita por Masahiro Inoue, CEO da montadora para a América Latina e Caribe. Segundo o executivo, a empresa planeja estender esse tipo de configuração a sua linha de compactos no Brasil.
Recentemente lançada no mercado europeu, a nova geração do compacto Yaris agora utiliza a mesma plataforma sobre a qual são construídos os modelos Corolla e Rav4 e chegou, também, com uma versão aventureira, a Cross – que além do visual, tem como atrativo a propulsão híbrida (combustão + eletricidade).
A novidade, no entanto, ainda deve demorar um pouco para chegar às nossas lojas: a previsão inicial é de que a produção nacional da versão Cross comece apenas em 2024 – provavelmente antecedendo a atualização de toda a linha Yaris que, a essa altura, pode já chegar aqui com o primeiro “retoque” que a marca fará no modelo na Europa.
Inoue explicou que, por conta das condições específicas de mercados como o brasileiro, a Toyota prioriza para cá a expansão do uso da tecnologia híbrida (que pode ser ou não plug-in, ou seja, recarregável) e flex, e não a puramente elétrica.
O executivo justifica a opção da empresa pelo fato de que, em países como o Brasil, não ser possível – ao menos por enquanto – contar com uma estrutura adequada para a recarga das baterias dos veículos puramente elétricos.
Segundo ele, a solução híbrido-flex é a ideal para o nosso mercado, onde o etanol foi adotado há 40 anos e é praticamente neutro em relação às emissões de carbono. “Temos que aproveitar a tecnologia que já existe no país, não adianta investir muito dinheiro para produzir baterias”, defende.
Embora não seja exatamente um SUV, a expectativa é que o novo modelo venha concorrer no segmento de carros como Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e VW T-Cross.
Na Europa, a atual versão híbrida conta com um motor 1.5 a gasolina de 116cv, que combinado à propulsão elétrica, garante ao modelo um consumo médio de 26,3 km/litro (medição padrão WLTP). Nada mau. (icarros)
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