O estudante de engenharia da
Universidade Obagemi Awolowo, na Nigéria, passou um ano adaptando os materiais
doados por amigos e familiares no veículo sustentável. Ele teve esta ideia após
se conscientizar mais sobre as emissões de dióxido de carbono, que prejudicam
gradualmente o clima, os ecossistemas e a agricultura. Sendo assim, seu projeto
pessoal visa mudar o mundo e, quem sabe, salvá-lo em longo prazo.
O carro ainda vem com um GPS que ajuda a monitorar seu funcionamento. O projeto é uma ótima solução para o mercado, pois se sustenta com base nos recursos naturais, sendo que a junção de ambas as energias, solar e eólica, se complementam. O painel solar fica no topo do Fusca, enquanto a turbina eólica fica sob o capô.
Estudante na Nigéria constrói fusca movido à energia solar e eólica com materiais encontrados na sucata.
Dr. John Preston, diretor do
departamento de Engenharia Física da Universidade de McMaster e orientador
acadêmico para a equipe de carro solar da escola, diz que nunca viu nada
parecido engenhoca de Oyeyiola, que também vem com um aplicativo de GPS que
monitora a saúde do carro. “Se você pudesse encontrar uma maneira de usar tanto
a eólica e a solar no mesmo veículo, que seria uma coisa maravilhosa”, disse
ele. “Usando a eólica e a solar significa que você não tem que dirigir apenas
durante o dia. Se ele figurou uma maneira de fazê-lo, isso seria bastante
notável”.
Não só Oyeyiola instalar um
painel solar gigante no topo do Beetle; Ele também inseriu uma turbina eólica
sob o capô. Como explica Preston, que permite que o ar flua para a grade,
enquanto o carro está em movimento, posteriormente transformando rotores da
turbina e carregar a bateria na parte de trás do carro. Oyeyiola também
construiu um forte sistema de suspensão para lidar com o peso da própria
bateria.
Não é perfeito. A bateria leva de quatro a cinco horas para carregar, mas Oyeyiola diz que está trabalhando nisso. Os maiores desafios, segundo ele, veio de encontrar os melhores materiais a utilizar, e as pessoas dizendo que ele estava perdendo tempo.
Essa última parte não parece que vai parar Oyeyiola, que quer criar carros a energia solar e energia eólica que se aproveitam do clima quente da Nigéria, ensolarado. Quando lhe pergunto o que vai acontecer com o carro depois que ele termina seus últimos finais em 15 de maio, sua resposta é simples e direta: “Manter a melhorar nele, até que se torne carro do futuro da Nigéria”. (istoedinheiro)
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