Totalmente novo
Em apresentação à imprensa, a Fiat deu todos os detalhes sobre o novo 500 elétrico. Logo de cara, a montadora tratou de esclarecer que se trata de um carro completamente novo, com mais de 90% de componentes inéditos em relação à geração passada, vendida no Brasil durante alguns anos. A responsável por essa evolução é a plataforma Mini EV, que pode abrigar não apenas o motor elétrico e bateria, mas também as tecnologias semiautônomas.
Bom para a cidade
Assim como sua primeira
geração, lançada em 1957, o Fiat 500 elétrico é uma aposta da montadora
italiana para evoluir nos aspectos de mobilidade urbana. Além de compacto e com
design chamativo, o compacto exibe qualidades interessantes quando pensamos em
carros elétricos, notadamente avançados em tecnologia e, sobretudo, segurança para
seus passageiros.
Mas, falando em desempenho e autonomia, o 500 elétrico não faz feio. O motor entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 22,4 kgf/m. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de apenas 9 segundos para atingir 100 km/h e tenha uma retomada de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
Na autonomia o 500 elétrico também vai bem, com 320 quilômetros declarados, o suficiente para cobrir, com sobras, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim/MG indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais, algo que já detectamos em outros modelos em testes aqui no Canaltech.
O compacto possui três modos
de condução (Normal, Range e Sherpa), que podem ser selecionados no console
central, combinando com o seu estilo de condução.
• Normal: oferece um estilo
de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência
e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com
efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente
a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia
seu movimento ao liberar o pedal do freio;
• Range: ativa a função “One
Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o
freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na
prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar
este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e,
portanto, também o alcance;
• Sherpa: ajusta vários
parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta
do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e
sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo
o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no
sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
Carregamento
O 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa. O porta-malas abriga um espaço adequado para armazenar esse cabo. A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua).
A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada pela montadora para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas. Para os 20 primeiros clientes que comprarem o 500 na pré-venda, ela virá gratuitamente.
Segurança com estilo
Uma das preocupações quando pensamos em carros elétricos é seu ruído — ou a falta dele. Para evitar acidentes, a Fiat implementou um recurso interessante no 500 elétrico: o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota.
Além disso, o 500 elétrico traz o que há de melhor em segurança semiautônoma, algo que ajuda a justificar a evolução e o investimento para ter este automóvel. Fazem parte do pacote os seguintes itens:
• Controle de cruzeiro
adaptativo com Stop & Go;
• Lane Centering: o 500
elétrico reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista
ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e
tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam
detectadas corretamente);
• Assistente de frenagem
autônoma com detecção de pedestre;
• Detector de placas de
limite de velocidade;
• Detector de fadiga;
• Monitoramento de ponto
cego;
• Sensores de estacionamento
360°;
• Assistente de
estacionamento (Park Assist)
Há 6 airbags, câmera traseira
de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de
pressão dos pneus.
Conectado
A central multimídia do Fiat 500 elétrico tem tela de 10,25 polegadas e é das mais completas do mercado. Ela conta com GPS nativo, que indica pontos de carregamento e se você tem autonomia nas baterias para chegar até um deles, e é capaz de fazer o espelhamento com o Android Auto e o Apple Car Play sem fio. O carregamento do smartphone também conta com tecnologia wireless.
Carro é equipado com o Fiat Connect Me, que permite a conexão do automóvel com a Amazon Alexa e muitas outras funções remotas por meio de aplicativo, como destravamento das portas, partida do motor, climatização, localização do carro e até programação da recarga. Esse sistema também conta com a conexão internet nativa em parceria com a TIM, além de um programa de Concierge.
Preço e disponibilidade
O Fiat 500 elétrico entrou em
pré-venda dia 03/08/21, mas será comercializado no Brasil na versão Icon em dez
concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR),
Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de
Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE). (canaltech)
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