O projeto do avião elétrico é feito pela Embraer em parceria com dois importantes players da mobilidade elétrica, a WEG e a EDP. Segundo a fabricante, essa união de forças acelerou o desenvolvimento das tecnologias necessárias para aumentar a eficiência energética de futuras aeronaves a partir do uso e integração de dispositivos elétricos em um sistema de propulsão inovador.
Este projeto de cooperação tecnológica utilizou um sistema motopropulsor elétrico da WEG e um conjunto de baterias financiadas pela EDP que foram integradas em um EMB-203 Ipanema. A aeronave icônica da Embraer se tornou, em 2004, o primeiro avião do mundo certificado e produzido em série para voar com um combustível de fonte renovável — no caso, o etanol.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gQwqt1zfc3A.
Avião demonstrador elétrico
da Embraer inicia campanha de ensaios em voo.
Nas primeiras avaliações em voo tripulado foram analisadas características primárias como potência, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança de operação. O objetivo é demonstrar em condições reais os resultados obtidos em simulação computacional, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo, que acontecem desde o segundo semestre de 2019.
Em nota, a fabricante afirmou que os resultados dos testes desse avião elétrico permitirão que ela utilize o conhecimento adquirido para a aplicação de tecnologias inovadoras de eletrificação no desenvolvimento de novos produtos alinhados com a busca contínua de um futuro sustentável. Vale lembrar que a Embraer também desenvolve seu eVTOL (veículo elétrico com decolagem vertical), ou carro voador — este focado em operações urbanas. (yahoo)
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