terça-feira, 18 de abril de 2023

RN quer governo federal como parceiro no porto para eólica offshore

Estado divulgou recentemente seu atlas eólico que aponta potencial de 140 GW de produção de energia em alto mar.

O Rio Grande do Norte poderá ajudar na descarbonização do planeta. Essa frase é da governadora Fátima Bezerra (PT) para apontar o avanço das negociações para a implantação do Porto Indústria Verde na região, como um hub para a geração eólica offshore. A executiva disse que o estado busca formar Parcerias Público Privadas para o desenvolvimento do polo, cuja meta é a de atrair a indústria para a geração de energia ao aproveitar os recursos locais em alto mar para a produção de hidrogênio verde.

 “O estado produz hoje 7 GW de eólica, ano que vem completamos 10 anos de produção no Brasil. E agora estamos nos preparando para viver um novo momento do contexto de diversificar a matriz energética que é a descarbonização não somente do país, mas do planeta com a energia eólica offshore para o mundo”, discursou a governadora em evento de entrega de um sistema de dessalinização construído pela CPFL Renováveis e sua controladora, a State Grid.

Governo Federal tem pressa e quer acelerar aprovações do marco da energia solar e eólica offshore.

O projeto que está em aprovação pelo governo vai estabelecer regras de uso offshore para geração de energia eólica e solar em alto-mar.

A forma de atrair a indústria no entorno dessa modalidade está no que é chamado Porto Indústria Verde, cujos estudos começaram em 2020. A primeira etapa sobre impactos do empreendimento foi concluída e agora começa a segunda fase para o desenvolvimento da infraestrutura portuária necessária para ser um apoio logístico.

Essa segunda etapa, disse Fátima Bezerra, visa desencadear e EIA Rima do empreendimento que ficará no litoral norte Potiguar. A ideia, afirmou em seu discurso, é a de ter o governo federal como parceiro. Lembrou que assinou memorandos de entendimento com empresas e que isso é o reconhecimento de que o porto vai revolucionar o estado pelos próximos 50 anos, lembrando o foco que o governo federal tem dado à transição energética.

“Fundamentalmente, será para o offshore considerando a capacidade que o estado tem de gerar até 140 GW de energia em alto mar. Essa infraestrutura portuária a ser instalada aqui em Caiçara do Norte será voltada principalmente para assegurar a logística necessária para a produção, escoamento e exploração da energia com o hidrogênio verde”, finalizou.

Governo Federal irá regulamentar exploração de energia eólica offshore.

Confirmação de que o Governo regulamentará a exploração eólica offshore. (canalenergia)

Nenhum comentário: