A Thymos Energia entregou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte sua certificação de energia renovável, que quantifica e qualifica os benefícios ambientais da estratégia de contratação no mercado livre por meio de fontes renováveis. A medida adotada pelo Aeroporto contribuiu para evitar a emissão de 4.007,64 tCO2 equivalente, um dos gases causadores do efeito estufa, entre 2020 e 2021.
Aeroporto internacional de Belo Horizonte/MG recebe certificação por uso de energia 100% limpa.
A consultoria desenvolveu uma metodologia própria para quantificar a contribuição e evitar emissões de tCO2 equivalente. Há diversas certificações e metodologias internacionais utilizadas para as estimativas, mas é importante considerar as características próprias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso porque o Brasil conta com 85,8% de fontes renováveis na sua matriz, parâmetros exemplares em relação ao resto do mundo, e apresenta índices de emissão inferiores à média global durante a maior parte do ano.
A certificação considera a quantidade de energia renovável consumida e o fator de emissão do SIN – índice que leva em conta o fator de emissão de cada fonte e tem variação mensal, conforme o mix energético que garantiu o fornecimento daquele período. “São premissas para que a metodologia seja a mais próxima possível da realidade operativa do Brasil”, destaca João Carlos Mello, presidente da Thymos Energia. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário