"Chegamos a um acordo
histórico, que concilia o automóvel e o clima", afirmou a eurodeputada
ecologista Karima Delli, presidente da Comissão de Transporte. O texto foi
aprovado por 340 votos favoráveis, 279 contrários e 21 abstenções. A oposição
foi protagonizada pelo Partido Popular Europeu (PPE), principal sigla
conservadora da Eurocâmara.
A mudança prevê a redução a zero das emissões de gás carbônico (CO2) de carros e caminhonetes zero quilômetro. Na ponta da linha, a nova regra representa o fim das vendas de veículos novos com motores a gasolina e diesel a partir da aprovação, assim como dos híbridos (movidos a combustível e eletricidade).
Segundo o parlamentar responsável pela regulamentação no parlamento, Jan Huitema, comprar e dirigir carros com emissão zero se tornará mais barato para os consumidores com o tempo.
“Essas metas criam clareza
para a indústria automobilística e estimulam a inovação e investimentos para os
fabricantes de automóveis”, explicou.
O transporte em rodovias é um
dos setores mais intensivos em carbono da União Europeia, sendo responsável por
cerca de um quinto das emissões. Braço executivo do bloco, a Comissão Europeia
deve aplicar regras semelhantes para veículos pesados.
O novo acordo tem implicações para todos os países porque a União Europeia é o maior bloco comercial do mundo, com a reputação de estabelecer padrões internacionais. Além disso, abriga alguns dos maiores fabricantes de automóveis, como Volkswagen e Mercedes.
Ford vai construir nova fábrica de baterias
Seguindo na linha das
mudanças na Europa, e se adiantando em relação ao novo projeto de regulamentação,
a Ford anunciou que vai reduzir a sua força de trabalho no continente em 11%
nos próximos três anos.
A demissão massiva é mais uma etapa do processo de transição da empresa, que pretende fabricar apenas carros movidos a eletricidade nos países europeus, partindo de 2035. É justamente o mesmo ano que marca o início da proibição de veículos novos com motores a gasolina.
A Ford também anunciou que vai construir uma nova fábrica especializada em baterias em Michigan, um dos estados do chamado cinturão da ferrugem nos Estados Unidos, coração da indústria automotiva americana. A tecnologia empregada será a da empresa chinesa CATL, a maior fabricante de baterias para carros elétricos no mundo. (biodieselbr)
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