domingo, 4 de maio de 2014

Balão rosquinha e a energia eólica

Balão em forma de rosquinha gigante produz energia eólica
Turbina inflável em forma de rosquinha gigante está sendo apresentada como solução para a geração de energia sustentável. 
Empresa de tecnologia lança protótipo de usina de energia sustentável mais barata que as movidas a combustíveis fósseis
Uma turbina inflável em forma de rosquinha gigante está sendo apresentada como solução para a geração de energia sustentável. 
O protótipo da turbina voadora vai ser lançado pela empresa Altaeros Energias, que busca apoio financeiro de investidores para entrar no mercado.
O projeto mostra que a indústria de geração de energia está percebendo que, quando se trata de turbinas, quanto maior, melhor. 
A turbina da Altaeros é montada dentro de um balão cheio de gás hélio que flutua a cerca de 300 metros de altura, preso à terra por cabos de aço.
A turbina denominada Altaeros Buoyant Airborne (BAT) utiliza a tecnologia aeroespacial comprovada para produzir energia a partir da força do vento a uma altura superior que a das torres eólicas convencionais. 
Custos
O sistema é de rápida implementação, totalmente automatizado e pode funcionar com segurança, segundo a empresa. Outra vantagem é a de poder servir a locais remotos que utilizam energia cara produzida a partir de combustíveis fósseis, mais poluentes.
Ao aproveitar ventos mais fortes, das correntes de ar em altitudes mais altas, a turbina voadora supera desafios logísticos de instalação de outras formas de geração, o que reduz drasticamente os custos, segundo a empresa.
A Altaeros foi fundada em 2010 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com a missão de implantar primeira turbina eólica aérea comercial do mundo.
A rosquinha voadora tem um ponto fraco: em dias de tempestade ou vendavais ela precisa ser recolhida para um local seguro.
Ben Glass, um dos fundadores da Altaeros, empresa que criou a turbina eólica voadora em forma de rosquinha. (OESP)

Nenhum comentário: