sábado, 2 de maio de 2015

Energia solar em larga escala

Governo de Pernambuco assina primeiro contrato brasileiro para consumo de energia solar em larga escala.
Usina solar em construção pela EGP terá 11 MW de potência instalada para abastecer edifícios públicos.
O Governo de Pernambuco assinou na última semana com a empresa italiana Enel Green Power (EGP) o primeiro contrato do País para fornecimento de energia solar em larga escala. Ao custo de R$ 54 milhões, a empresa constrói em Tacaratu, a 453 km da capital Recife, um parque solar com 11 MegaWatts (MW) de potência instalada. A energia produzida será comprada pelo Estado para abastecimento de edifícios públicos.
Quando concluída, a usina será capaz de gerar 17 GigaWatts (GWh) ao ano, o equivalente a 0,15% do consumo anual de Pernambuco e suficiente para abastecer 90 mil residências.
De acordo com a EGP, o fornecimento da energia solar, viabilizado pela captação da energia do sol por meio de painéis compostos por células fotovoltaicas, evitará a emissão na atmosfera de cinco mil toneladas de gás carbônico por ano. A previsão é de que a usina comece a produzir em novembro deste ano.
O contrato integra um pacote do governo para fornecimento de 92 MW de energia solar leiloado em dezembro de 2013 ao preço médio de R$ 228,63 por MW-hora. Segundo a administração estadual, o valor é equivalente ao da energia tradicional.
Outras três empresas vencedoras do leilão deverão assinar os contratos ainda em 2015, com previsão de início do fornecimento de energia para 2016. (pini)

Nenhum comentário: