terça-feira, 26 de maio de 2015

Carro ecológico em marcha lenta

Mercado de carros elétricos e híbridos está longe de ser realidade no Brasil.
Modelo elétrico Nissan Leaf já é táxi em Tallinn, Estônia (foto) e agora também está em São Paulo.
Limpos, econômicos e inteligentes, os carros ecológicos são a nova fronteira da indústria automobilística. A preocupação em preservar o meio ambiente e os recursos naturais do planeta – como o petróleo, matéria prima dos combustíveis para os veículos convencionais – alavancam essa evolução.
Cada vez mais comuns nos Estados Unidos, Europa e Japão, esses veículos ainda não são vendidos ou produzidos em larga escala no Brasil. As razões são a alta carga tributária, que encarece a importação dos carros e desestimula as montadoras a investirem em pesquisa e fabricação por aqui, além do lobby das companhias petrolíferas.
Entretanto, interesse por parte dos consumidores não falta. Na América do Norte e Europa, as vendas crescem a cada ano, ainda que na base de pesados subsídios fiscais. O governo chinês traçou uma meta ambiciosa: quer 65 milhões de veículos ecológicos nas ruas até 2020. Esse número equivale a metade da frota do gigante asiático.
 
Modelo híbrido Toyota Prius, o “carro verde” mais vendido no mundo (foto) integra frota paulistana de táxis desde janeiro.
Obstáculos no caminho
O consumidor brasileiro, em geral não teria preconceito quanto aos carros elétricos. Mas: “o mercado só se desenvolverá se o consumidor não tiver que arcar com a diferença de preços presente entre um veículo elétrico e um movido à combustão interna”, explica Sergio do Monte Lee, head da consultoria Maksen.
Ocorre que um carro híbrido, como o Toyota Prius, não sai por menos de R$ 120 mil. Já o modelo elétrico Nissan Leaf, ainda sem previsão para chegar ao país, pode vir a custar entre R$ 80 mil e R$ 110 mil. E a tendência é que até 2020, o preço desse tipo de veículo fique de duas a três vezes maior que os de gasolina.
Essa estimativa faz parte do estudo realizado pela Maksen, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e a MBA Lisbon sobre a viabilidade do carro elétrico no Brasil, divulgada em janeiro. O resultado é nada animador: o mercado de carros elétricos é inviável.
As razões são as mesmas que prejudicam a venda dos carros híbridos: mercado focado em veículos de baixo valor e grande parcela de financiamento, além da falta de subsídios para consumo e produção, visto que componentes como o motor e as baterias elétricas, feitas de lítio, custam caro e isso influi no preço final do automóvel.
Monte Lee aponta também a matriz energética do Brasil como fator. “Trata-se de um dos países com menores emissões de CO2 na atmosfera, devido a matriz energética limpa e renovável e não possui dependência externa de petróleo [bruto] e irá reduzir a dos refinados”.
São essas razões que motivam a Nissan a realizar iniciativas como a dos táxis elétricos. “A intenção é entender melhor o mercado, construir a imagem do veículo de emissão zero, tentando usar esses veículos para conseguir os objetivos fiscais e apoio governamental”, explica Anderson Suzuki.
O representante da montadora japonesa afirma que esse incentivo “não é para sempre”. “Essa ajuda que a gente precisa a nível governamental é para os primeiros três e cinco anos, para você mudar a mentalidade do consumidor. Nos EUA já é uma realidade hoje e é o que queremos aqui”, completa.
Projeto de alunos da FEI, carro elétrico X17 (foto) atinge 135 km/kWh e foi premiado na Maratona de Eficiência Energética.
Zerados em tecnologia
Parece que a demanda das montadoras será atendida em breve. O Governo Federal, por meio do programa Inovar-Auto, promete injetar R$ 50 bi no mercado, por meio de incentivos fiscais, com o objetivo de incentivar a produção de carros ecológicos, mas principalmente a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no setor automobilístico, uma área que carece de avanços.
Na opinião de Edson Esteves, a razão fundamental para isso está na indústria petrolífera, que joga pesado em defesa dos seus interesses. “Se ganha muito dinheiro com o petróleo. Só vamos caminhar pra uma mudança quando houver interesse de investimentos, redução do tamanho das baterias, fabricação de mais motores elétricos. Tem que haver essa migração”.
Edson sustenta ainda que, em matéria de pesquisa, o Brasil está “zerado” em relação a países como a China. “O que vi aqui foi investimento em adaptação de um projeto feito em outro país para o Brasil. A geração de tecnologia, expertise, formação de profissionais, sermos donos do projeto e não pagar, nós ainda estamos engatinhando”.
Perguntado sobre a formação de engenheiros, Esteves, professor da FEI, uma das instituições renomada na área de engenharia automobilística, foi taxativo: “hoje a academia trabalha a matéria prima para ir ao mercado e ao que precisa. Nós temos o curso de engenharia voltado para pesquisa e inovação, mas a gente é muito claro que aqui eles vão enfrentar o problema da produção. Não temos uma raiz de projeto”.
Não existe raiz de projeto, mas o Brasil, ainda assim, é terreno fértil para o desenvolvimento de uma nova indústria automobilística, livre de paradigmas antiquados e antenada com os desafios atuais do planeta. Mais que dinheiro, se necessita de mentalidade arrojada para darmos uma arrancada em direção ao futuro. (ambientelegal)

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