A
montadora alemã Audi afirma ter criado o "combustível do futuro",
feito a partir de água, dióxido de carbono e fontes renováveis de
energia. Ao contrário do diesel convencional, o chamado
"e-diesel" não contêm enxofre ou outros poluentes, além de ter uma
eficiência energética de cerca de 70%. O combustível foi criado pela
startup alemã Sunfire, parceira da Audi na criação de tecnologias limpas para
os carros da marca, em uma fábrica em Dresden.
A
criação do combustível, chamado de "azul cru" pela Audi, exige o
aquecimento de uma quantidade de água até 800ºC, gerando um processo de
eletrólise (conversão de energia elétrica em energia química) que separa o
hidrogênio do oxigênio.
O
hidrogênio que resulta do processo de eletrólise reage com o CO2 em
reatores criados especificamente para síntese de produtos químicos, em
processos que mais uma vez acontecem em alta pressão e
temperatura. O produto da reação é um líquido composto de hidrocarbonetos de
cadeias longas, conhecido como "azul cru".
O combustível sintético possui eficiência energética de 70%, quase o dobro do diesel convencional.
O combustível sintético possui eficiência energética de 70%, quase o dobro do diesel convencional.
Até
mesmo o processo para gerar o combustível é ecologicamente correto. A
eletricidade usada para aquecer a água é gerada por turbinas eólicas e o CO2
é capturado diretamente do ambiente, retirando o gás causador do efeito estufa
da atmosfera.
O
combustível sintético criado, livre de enxofre e hidrocarbonetos aromáticos
(como benzeno, por exemplo), pode ser misturado com o diesel convencional ou
até mesmo ser usado como combustível, de forma independente. A Sunfire
estima que o preço de mercado do diesel sintético custe entre € 1 e € 1,5 por litro (R$ 4,70),
um pouco mais caro do que o diesel comum na Europa, mas com eficiência muito
maior do que a gasolina (20%) e o diesel (45%). (abril)
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