quinta-feira, 14 de maio de 2015

Alemanha produz diesel usando apenas água e ar

Revolução: alemães já conseguem produzir diesel usando apenas água e ar
‘Blue Crude’ é criado pelas empresas Audi e Sunfire. É um produto sintético (e ecológico) equivalente ao petróleo.
Blue Crude: a nova revolução em combustíveis renováveis?
A Audi anuncia que conseguiu criar o primeiro lote do líquido "e-diesel" em um centro de pesquisas na cidade de Dresden, Alemanha. O combustível em questão é um tipo de diesel sintético feito a partir de ar e água. E só.
Na usina piloto de Desden, todo o processo é tocado por energia elétrica obtida por geração eólica ou solar. Em um tanque, a 800°C, é feita a eletrólise da água, que é decomposta em oxigênio (liberado na atmosfera) e hidrogênio (enviado a um reator).
Ao mesmo tempo, filtros especiais de ar capturam moléculas de dióxido de carbono no meio ambiente. É o conhecido gás carbônico ou CO2 (apontado como um dos grandes vilões do efeito estufa). O CO2 é então mandado para o mesmo reator que o hidrogênio.
A mistura de dióxido de carbono com hidrogênio é submetida a alta temperatura e pressão. Do processo sai o Blue Crude.
O gás de síntese resultante da mistura do dióxido de carbono com o hidrogênio é, então, processado em duas etapas (usando alta pressão e alta temperatura). O resultado da reação é um líquido que os pesquisadores chamam de "Blue Crude", comparável ao óleo cru - ou petróleo em estado natural.
O Blue Crude é incolor. Equivale ao petróleo bruto. Depois é refinado e transformado em e-diesel, um combustível que gera queimas limpas.
Para ser usado em motores, o "Blue Crude" é levado a uma refinaria e transformado em e-diesel, um combustível com balanço de carbono neutro. Os criadores dizem que, além de limpo, o e-diesel tem muito mais eficiência energética do que combustíveis fósseis.
O método tem tudo para agradar aos ecologistas: dispensa o uso de combustíveis fósseis, captura CO2 da atmosfera e resulta numa queima mais limpa, já que o e-diesel não contém enxofre ou outros elementos contaminantes.
- O motor trabalha mais silenciosamente e há menos emissões de poluentes - diz Christian von Olshausen diretor técnico da Sunfire GmbH, empresa que desenvolve o processo para a Audi.
A Audi afirma que o e-diesel pode ser misturado a combustíveis fósseis ou usado como único combustível.
A ministra Johanna Wanka põe cinco litros de e-diesel no tanque de seu carro oficial, um Audi A8 a diesel.
Na semana passada, Johanna Wanka, ministra alemã da Educação e Pesquisa, pôs cinco litros do e-diesel em seu carro oficial (um Audi A8) e declarou que o projeto é um sucesso.
- Se conseguirmos ampliar o uso do CO2 como matéria-prima, daremos um passo importante para a proteção ao clima e ao uso eficiente de recursos - disse a ministra.
A fábrica piloto em Dresden tem pequenas dimensões. A ideia agora é construir outra maior.
A Sunfire afirma que produzirá 160 litros de e-diesel por dia em sua fábrica piloto. A meta da empresa é construir uma usina maior e poder vender cada litro por algo entre € 1 e € 1,20, dependendo da origem da energia elétrica usada (em grandes quantidades) no processo. Na Alemanha, o litro da gasolina comum sai por € 0,60. Todos os valores citados aqui não levam em conta os impostos. (oglobo)

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