segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Construção de 4 parques eólicos em BA demandarão mais de 9 mil empregos

Obras de construção de quatro parques de energia eólica na Bahia irão demandar mais de 9 mil empregos nos próximos meses.

Trabalhadores em obras de parque eólico.

Segundo o vice-governador da Bahia, a construção do complexo eólico vai impactar de forma positiva, gerando mais empregos e renda para a população do estado.

A Bahia conquistou o primeiro lugar no ranking de geração de energia eólica no Brasil no primeiro semestre deste ano, apresentando 32,4%. Com todo esse potencial, novos investimentos deverão surgir no estado e diversas empresas miram obras de construção de mais empreendimentos na região, com geração de muitos empregos diretos e indiretos.

As obras de construção dos quatro parques eólicos Ventos de Santa Diana, Santa Luzia, Santo Adalberto e São Carlos, nas cidades de Jacobina, Ibitiara, Mirangaba e Campo Formoso, respectivamente, vão gerar 9.280 empregos no pico da produção na Bahia.

A construção do complexo eólico vai impactar de forma bastante significativa a Bahia, principalmente os municípios onde os empreendimentos serão instalados, gerando mais empregos e renda para a população, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e vice governador, João Leão.

Para o diretor da empresa Casa dos Ventos Energias Renováveis, Clécio Eloy, a construção civil será o ramo que mais vai precisar de mão-de-obra nessa fase inicial de instalação. Em seguida, será a vez dos profissionais das áreas de segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade, montadores, eletricistas serem requisitados, segundo o executivo.

Estima-se, com a implantação desse complexo, a produção de energia de 6,6 Terawatt hora/ano. Os 172 parques eólicos em operação em 20 municípios na Bahia foram responsáveis pela criação de 46,4 mil empregos na fase de construção, com investimentos da ordem de R$ 16,7 bilhões.

Bons ventos para contratações na Bahia

Segundo o Correio, o recrutamento e seleção é efetuado pelo Sine Bahia, órgão que realiza o cadastramento, divulga as vagas de emprego e consolida a contratação, enquanto a empresa terceirizada seleciona os profissionais. Para os próximos meses, as contratações vão ser direcionadas ao setor da construção civil.

Existe também o arrendamento da terra, que é uma importante renda complementar para as famílias, além dos empregos diretos e indiretos que são gerados. O custo em média por aerogerador de energia eólica é R$ 2 mil e a terra continua à disposição para que o proprietário possa plantar, cultivar e ter agropecuária. (clickpetroleoegas)

Nenhum comentário: