Com
duração de 18 meses, o P&D iniciado no ano passado também prevê a entrega
de quatro estações de recarga rápida e baterias de lítio entregues pela WEG
Electric Mobility, para operar de forma integrada por meio de uma plataforma de
gestão que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio,
no intuito de avaliar as condições e custo-benefício para uma possível
ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros.
Os eletropostos estarão instalados em locais estratégicos no estado capixaba, sendo dois em garagens do Grupo Águia Branca e outros dois em localidades próximas a clientes da VIX. Para recarregar a bateria de íons de lítio do veículo estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas, dependendo do nível de carga das baterias, gerando autonomia para rodar cerca de 250 a 350 km com uma só carga.
Já a Certi contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica, e a A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. Além da gestão geral do projeto, a EDP também proverá os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores.
Segundo
Kaumer Chieppe, Presidente da VIX Logística, uma série de dispositivos de
segurança e conforto estão presentes no veículo, como visão 360 com câmeras
auxiliares, sensor de visão térmica e de fadiga, além de um sistema de
inteligência artificial que atua na prevenção de colisões, dentre outros.
Medições em tempo real com informações do desempenho também serão compartilhadas
com as demais empresas parceiras na iniciativa.
“O primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do país nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação desse sistema de transporte, por meio de testes em ambiente real, linhas selecionadas e em diversos clientes VIX, o que nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar e gerar valor aos nossos clientes”, afirma Chieppe.
O diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Schneider, destacou as vantagens econômicas da operação elétrica. “Os ônibus são 100% elétricos e além de não poluentes, são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional”, sustenta. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário