Emissões no setor elétrico
caem 8% com pandemia, diz BNEF.
A perspectiva se baseia na
construção expressiva de plantas eólicas, a crescente adoção de veículos
elétricos e maior eficiência energética em todos os setores. Juntas, as
renováveis flexíveis representarão 56% da geração global de eletricidade em
meados do século e, somadas às baterias, irão angariar 80% dos US$ 15,1
trilhões investidos em nova capacidade para os próximos 30 anos, de acordo com
a análise.
Levantamento aponta que a eletricidade a carvão chegará ao pico na China em 2027, na Índia em 2030 e cairá para 12% da geração global em 2050. Em contraste, o gás é o único combustível fóssil que continuará em expansão ao longo de todo o período, aumentando 0,5% ao ano até 2050, crescendo 33% em edifícios e 23% na indústria onde há poucos substitutos econômicos de baixo carbono.
Apesar do progresso da transição energética e da redução na demanda causada pela disseminação do coronavírus, as emissões do setor continuam colocando o mundo na rota de um aumento de temperatura de 3,3°C em 2100, segundo a BNEF. Na visão de Matthias Kimmel, analista sênior da BNEF e coautor do relatório, para ficar bem abaixo dos dois graus de aumento na temperatura global, seria preciso reduzir as emissões em 6% a cada ano a partir desse momento. “Para limitar o aquecimento a 1,5°C, as emissões teriam que cair 10% ao ano”, arremata.
Para Jon Moore, CEO da BNEF,
os próximos dez anos serão cruciais para a transição, destacando além do já
citado acima, tecnologias de aquecimento de baixo carbono, tais como bombas de
calor, por parte dos consumidores, e o desenvolvimento e implantação em escala
de combustíveis zero carbono.
Seb Henbest, economista-chefe
da BNEF e autor principal do NEO 2020, afirmou que as projeções ficaram ainda
mais otimistas para as renováveis do que nos anos anteriores em função da
dinâmica de custos. “O que o estudo deste ano destaca é a enorme oportunidade
para a energia de baixo carbono ajudar a descarbonizar o transporte, os edifícios
e a indústria – tanto por meio de eletrificação direta quanto do hidrogênio
verde”, declarou.
De acordo com o estudo, a demanda total de petróleo chegará ao pico em 2035, para em seguida cair 0,7% ao ano, retornando aos níveis de 2018 em 2050. As projeções apontam ainda que os VEs devem alcançar a paridade de preço com os veículos de combustão interna nos próximos anos, até meados da década de 2020. A partir daí, a adoção acelera, diminuindo cada vez mais o crescimento da demanda por petróleo, a qual ainda virá da aviação, do transporte marítimo e do setor petroquímico.
O desaquecimento econômico global dos últimos meses logrou reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa. Segundo um estudo publicado na Nature, as emissões caíram 17% na primeira semana de abril, quando as regiões responsáveis por 89% das emissões globais de carbono estavam sob algum tipo de distanciamento social. O montante é equivalente a 17 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) a menos por dia na atmosfera terrestre.
Em última análise, o uso de
energia em edifícios, na indústria e em algumas partes do setor de transporte,
tais como aviação e transporte marítimo, tem poucas opções de baixo carbono
competitivas em termos de custo, permanecendo, portanto, fortemente dependente
de produtos de gás e petróleo. (canalenergia)
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