A Volvo vem avançando no
desenvolvimento de seu próximo SUV elétrico. O modelo ficará abaixo do XC40,
podendo se chamar XC20, e usará a plataforma SEA, criada pela Geely, chinesa
controladora da Volvo.
O provável XC20 ganha contornos mais definidos com o lançamento da plataforma modular para elétricos. Inicialmente apresentada sob o conceito Zero Concept da Lynk&Co., outro braço da Geely, a SEA também será usada pela Volvo. A confirmação veio justamente do CEO da marca, Hakan Samuelsson, em entrevista ao portal inglês Auto Express.
Segundo o executivo, a plataforma CMA tem limitações para redução de tamanho, principalmente por ainda ter sido pensada para usar motores a combustão e híbridos. O XC40 já estaria no limite mínimo de dimensões para a base, por isso a necessidade de uma nova.
Com isso, a Volvo vai tentar
novamente se inserir em segmentos mais compactos, mas pela primeira vez com um
SUV. A plataforma SEA foi desenvolvida totalmente na China, enquanto a CMA é
sueca, ainda que com financiamento chinês. Nem por isso o projeto deverá ter
menos prestígio.
Ao menos é o que espera o Samuelsson. “Um terno pequeno não precisa ser de poliéster”, brincou o executivo em entrevista aos ingleses. “Podemos construir um Volvo premium sobre a SEA”.
O carro-conceito: Lynk Co Zero Concept Lynk Co
Não por acaso, a Volvo
registrou as nomenclaturas XC20 e ainda XC10, dando entender que um utilitário
ainda menor possa aparecer, embora o registro do nome esteja longe de garantir
o lançamento de um modelo.
Montadora sueca diz que os
veículos a bateria vão representar metade da sua linha até 2025.
Volvo
XC40 elétrico chegará ao Brasil com ênfase na parte da segurança. (quatrorodas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário