Durante o período de seca em
Tocantins, a procura por painéis de energia solar aumentou 30%. Os moradores
que possuem painéis solares em suas residências afirmam que a energia solar é
energia de baixo custo e de forma mais ecológica, e uma empresa deseja agora
instalar um parque de energia solar flutuante.
Secretarias
de Tocantins se reúnem para discutir o projeto
Em 29/09/20 o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) receberam alguns representantes da empresa Energia solar LM, que serão responsáveis pela retirada do parque solar do papel.
O projeto visa atender os produtores rurais, mas também pode acabar beneficiando alguns moradores da região. A técnica a ser utilizada é uma técnica nova no Brasil, painéis solares flutuantes que ficarão planando sob a agua e gerando energia solar para os agricultores da região.
Pequena
usina de energia solar flutuante
Como mencionado
anteriormente, esse tipo de tecnologia, já é utilizada em outros países,
principalmente em lagos, lagoas e estações de tratamento de águas. O objetivo
de uma usina solar flutuante em alguns casos é produzir energia para o
bombeamento de água que será destinada a agricultura.
Mas, não se trata apenas disso, a energia produzida por esse tipo de usina também contribui para a diminuição da taxa de evaporação dos reservatórios e até para a redução da proliferação de algas, em decorrência do sombreamento. Uma usina de energia solar flutuante é uma central geradora de energia movida pela luz do sol, assim como uma usina solar em terra, porém instalada sobre a superfície da água.
Para isso, é necessária a utilização de flutuadores, que são as estruturas que suportam os módulos (placas) solares sobre a água. Uma placa fotovoltaica pode pesar até 25 kg, por isso essas estruturas devem ser bem resistentes. (clickpetroleoegas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário