13
carros elétricos que serão lançados em 2022 no Brasil.
E
2022 está bem servido de novos lançamentos, com modelos de todo tipo chegando
para clamar uma fatia do novo mercado. Abaixo, selecionamos 12 carros elétricos
para ficar de olho nesta temporada.
1) Renault Kwid
Segundo a montadora anunciou em novembro, a versão elétrica do subcompacto deve chegar por aqui em breve, importada da China. O Kwid E-Tech Electric ainda não teve suas especificações técnicas divulgadas, mas, para efeito de comparação, o Dacia Spring, sua versão européia, apresenta 44 cv de potência, baterias de 27,4 kWh, velocidade máxima de 125 km/h, autonomia de 230 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 19,1 segundos.
São
números modestos, mas o grande diferencial do Kwid será sua competitividade: a
Renault planeja que ele seja o elétrico mais barato do Brasil, tomando o lugar
que hoje pertence ao JAC iEV20. O preço também não foi divulgado, mas o Dacia
Spring é vendido na Europa por 17.890 euros (R$ 113.433).
Resta
esperar para ver o quanto a Renault vai sacudir esse mercado.
2) Caoa Chery EQ1
É claro que a Caoa não vai assistir quieta à Renault tentar tomar seu lugar. O EQ1 será um subcompacto de duas portas cujo preço, promete a montadora, não deve ultrapassar os R$ 150 mil. Assim como o Kwid, também será importado da China.
Se
o plano for mantido, a versão que chegará ao Brasil será a mais recente, com
motor de 75 cv e 120 km/h de velocidade máxima. A autonomia ainda é um
mistério: os números oficiais dizem 408 km, mas isso é segundo o ciclo NEDC, o
mais antigo e impreciso de todos, que só considera testes em laboratório. Vamos
ver o que o Inmetro terá a dizer.
Apesar
de o carro ser pequeno, comportando apenas quatro pessoas, o painel possui uma
tela vertical de 10 polegadas para entretenimento, maior que a do Dacia Spring.
3) Volkswagen ID.3
A Volks planeja lançar seis modelos elétrificados no Brasil até o final de 2023, sejam eles híbridos ou elétricos puros. O hatch ID.3 deve ser um deles, embora o lançamento não esteja 100% confirmado.
Com banco de baterias de 58 kWh
e autonomia de 426 km, o ID.3 conta com várias tecnologias novas como direção
assistida, frenagem automática de emergência (AEB), controle de velocidade de
cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa (LKA). É
construído sobre a plataforma MEB, assim como o ID.4.
Por ser menos e mais barato, o
ID.3 vai concorrer diretamente com o Chevrolet Bolt. Mas não espere um preço
menor do que R$ 200 mil.
4) Volkswagen ID.4
O SUV ID.4 é simplesmente o carro elétrico mais popular da Volkswagen em todo o planeta, tendo vendido quase 120 mil unidades em 2021. Além da plataforma MEB, ele compartilha com o ID.3 o mesmo motor elétrico instalado no eixo traseiro, de 204 cavalos e torque máximo (e imediato) de 310 Nm. Porém, por ser maior, é 390 kg mais pesado.
Possui conjunto de baterias de
77 kWh e autonomia de 522 km no ciclo WLTP. A previsão é que ele vá concorrer
com o Volvo CX40. Por enquanto, não há detalhes sobre a data de lançamento ou o
preço.
5) Volvo C40
Em 2021, a Volvo trouxe ao Brasil seu primeiro carro totalmente elétrico, o SUV Volvo CX40. Agora, seu conjunto será herdado pelo C40, um cupê que traz um design mais próximo do de um SUV.
As características técnicas são
todas iguais às do irmão mais velho: dois motores elétricos com potência
combinada de 408 cavalos e 63,8 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h
em menos de cinco segundos e autonomia de 420 km. No painel, central multimídia
com Android e uma inovação: não há botão de partida.
O modelo deve chegar ao
consumidor no primeiro semestre.
6) Kia EV6
Outro modelo de SUV elétrico que deve chegar por aqui é o Kia EV6, modelo que apresenta impressionantes 510 km de autonomia.
Nos EUA, está sendo vendido em
cinco versões diferentes, dentro de três opções de acabamento: Light, Wind e
GT-Line. As versões RWD possuem apenas tração traseira e as AWD, tração nas
quatro rodas. A versão mais básica, a Light RWD, possui banco de baterias de 58
kWh, enquanto as demais usam baterias de 77,4 kWh. Os modelos RWD contam com
potência de 228 cv (e 169 cv nas versões Light), ao passo que os modelos AWD
contam com 324 cv.
Todos são construídos na
plataforma modular E-GMP, que é compartilhada com a Hyundai e a Genesis. Com um
design futurista que lembra os carros da Tesla, é um modelo que vai atrair quem
espera algo além do básico. O modelo mais barato custa US$ 40.900 nos EUA (R$
217 mil).
7) JAC E-J7
Este sedã chegou para completar a família de elétricos da JAC e, devido à sua proporção e ao preço competitivo, a montadora espera que ele bata de frente com modelos como Audi A5 Sportback, BMW 320i GP e Honda Accord Hybrid.
Quando a montadora anunciou o
veículo em novembro, já deixou clara sua intenção de brigar com os modelos a
combustão. O E-J7 está saindo por R$ 259,9 mil em versão única e as entregas já
começaram em janeiro.
O carro tem 4,77 metros de
comprimento, 1,82 m de largura e 2,76 m entre eixos. É equipado com motor de
192 cv e 34,67 kgfm de torque, configuração que o faz acelerar de 0 a 100 km/h
em 6,4 segundos. Sua bateria de 50,1 kWh lhe garante autonomia de até 402 km.
8) BMW i4
O i4 começou a chegar aos compradores alemães em novembro. Naquele país, está disponível em duas variantes, uma com motor único i4 eDrive40 e outra com motor duplo i4 M50. O primeiro tem autonomia de 590 km e vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O segundo tem autonomia de 510 km e vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Nos EUA, o carro chega no
primeiro trimestre de 2022 com preços a partir de US$ 55.400 (R$ 310.700) para
o eDrive40 e US$ 65.900 (R$ 369.500) para o M50. Não se sabe ainda se o Brasil
receberá as duas versões e nem quais serão os preços.
9) BMW iX
O segundo modelo elétrico da BMW para o brasil em 2022 é este SUV, que também está disponível em duas versões: xDrive40 e xDrive50 Sport, custando, respectivamente, R$ 654.950 e R$ 799.950. No final de janeiro, a montadora informou que todas as 30 unidades da pré-venda foram vendidas - as entregas começam em abril. Novos lotes devem chegar em breve.
A montadora afirma que o iX é
“o carro elétrico com maior autonomia do Brasil”, oferecendo 630 km na versão
xDrive50 Sport (o outro modelo tem 425 km). Em termos de bateria, são 76,6kWh
de capacidade total na versão xDrive40 e 111,5kWh na versão xDrive50. Ambos os
carros possuem dois motores, um em cada eixo, que rendem 326cv e 630Nm de
torque na versão xDrive40 e 523cv e 765Nm de torque na versão xDrive50.
10) BYD Tan
Demorou, mas chegou: a gigante chinesa BYD vai estrear sua operação de veículos leves no Brasil com o Tan, o primeiro SUV elétrico de sete lugares do país. As pré-reservas começaram em novembro e as entregas devem acontecer já em fevereiro, embora os preços ainda não tenham sido anunciados (devem ficar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil). A empresa pretende abrir 35 concessionárias no Brasil para vender o Tan e o Han (veja abaixo).
O carro tem pacote de baterias
de 86,4 kWh, motor de 517 cv e autonomia de 472 km. Um de seus diferenciais são
as baterias Blade, compostas por células de lítio-ferro-fosfato (LFP) e, por
isso, mais finas e com maior capacidade de armazenamento.
11) BYD Han
Em maio, a BYD terá seu segundo lançamento, o sedan Han, que apresenta dois motores elétricos, um dianteiro com 245 cv e um traseiro com 272 cv. Combinados, eles entregam 517 cv e 69,3 kgfm. A velocidade máxima é de 180 km/h. Suas baterias de 76,9 kWh prometem autonomia de 550 km no ciclo NEDC.
O carro tem uma pegada
esportiva e deve competir com modelos como o Porsche Taycan. Seu preço ainda
não foi revelado, mas o Han deve chegar às ruas brasileiras até o final de
junho.
12) Chevrolet Bolt
Os rumores que correm no exterior é de que o Bolt está quase morto - após os escandalosos casos de incêndio, a produção do modelo da General Motors na fábrica de Orion (EUA) foi paralisada e deve ficar assim até fevereiro, quando a montadora enfim irá decidir se continua ou não com o carro.
Isso não vai impedir,
entretanto, que a versão mais recente do Bolt, apresentada no ano passado,
chegue por aqui. O modelo esgotou na pré-venda, quando estava com o preço de R$
317 mil.
As mudanças dessa versão são
principalmente estéticas, com novo para-choque, novos faróis e painel de
instrumentos redesenhado. O motor continua o mesmo, com 203 cv e 36,7 kgfm de
torque, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A autonomia é
de 380 km no ciclo WLTP.
13) Mercedes-Benz EQS
A Mercedes promete colocar cinco carros elétricos no mercado brasileiro em 2022. Dois deles, o compacto EQA e o SUV EQB, são versões elétricas dos modelos a combustão GLA e GLB. Os visuais, inclusive, são bem próximos.
O EQS é a maior novidade, já
que não se baseia em um modelo a combustão. Ele até pode ser considerado a
versão elétrica do Classe S, mas tem plataforma própria e foi imaginado do
zero.
Projetado para ser um modelo de alto luxo, este sedan com estilo cupê está disponível em duas versões: a 450+ e a 580 4MATIC, ambos com 770 km de autonomia (WLTP) e 210 km/h de velocidade máxima.
(automotivebusiness)
Nenhum comentário:
Postar um comentário