Jeep lança o Compass 4xe
híbrido que recarrega em tomadas caseiras por R$ 350 mil.
O Jeep Compass 4xe (no inglês,
"four by e") está oficialmente no Brasil. O SUV, lançado em 04/04/22,
Dia do 4x4, dá início à estratégia de eletrificação da marca no País. Além de
novas soluções tecnológicas e sistemas exclusivos, o utilitário tem como
principal destaque o sistema híbrido plug-in, que une o motor 1.3 turbo (em
versão a gasolina) a um elétrico. Ele desembarca da Itália pelo preço de R$
349.990. Sendo que, em São Paulo, o valor pode chegar a R$ 360.887.
O novo Compass 4xe chega ao
mercado brasileiro na versão topo de linha Série S. De acordo com a Jeep, a
escolha se justifica por ser a mais completa da gama. Além disso, o SUV traz
recursos inéditos como, por exemplo, câmeras 360° e novos seletores de
terrenos, que acompanham o conjunto híbrido plug-in. Este, diz a marca, foi
escolhido pela ''liberdade que o condutor tem de escolher como quer rodar com o
veículo''.
Como é o desempenho do 4xe
Durante a avaliação do Jornal
do Carro, feita em evento em São Miguel do Gostoso (RN), foi possível perceber
que as retomadas do 4xe são precisas e tem respostas rápidas. Mas, em questões
de aceleração, demoramos um pouco mais de 6,8 segundos para chegar aos 100 km.
Afinal, ele é cerca de 300 kg mais pesado que as configurações convencionais,
com 1.908 kg.
Autonomia de até 927 km
Um recurso que chama atenção no
Jeep Compass 4xe é o seletor do modo híbrido, que oferece três opções de
condução. Nesse caso, evidentemente há o acionamento de ambos os motores,
enquanto, no modo elétrico, o motor a combustão desliga - e, assim, reduz as
emissões de CO2 a zero. Mas, o que mais se destaca é o
"E-save", que desliga o motor elétrico e otimiza o térmico. Dessa
forma, permite recarregar a bateria enquanto o carro anda com motor a gasolina.
Segundo a marca, o carro andando consegue regenerar até 80% da bateria.
Em relação à autonomia, os números variam de acordo com os modos de condução. E eles impressionam. No modo híbrido, o SUV consegue rodar até 927 km. Já com o elétrico, são 44 km de autonomia e velocidade máxima de 130 km/h. Mas, pode alcançar até 50 km, segundo os dados do mercado europeu. No teste, não foi possível avaliar os números.
Por enquanto, o Compass 4xe vem apenas na versão a gasolina. Entretanto, a marca já produz no Brasil o motor 1.3 turbo em versão flexível. Ou seja, existe a possibilidade de nacionalização do sistema híbrido plug-in com o 1.3 T270 turbo flex de até 185 cv. Na versão a gasolina, o consumo médio é surpreendente e chega a 25,4 km/l. Mas a marca lembra que esse é o número no Brasil. Na aferição da Europa, o SUV supera 50 km/l.
Recarga
eficiente?
Importante
dizer que o Compass 4xe é diferente do Toyota Corolla Hybrid, único SUV do gênero
entre os médios mais vendidos. O modelo da Jeep é híbrido do tipo plug-in, que
pode ser recarregado em tomadas e oferece maior autonomia em modo 100%
elétrico. Ele traz um carregador portátil bivolt que fica no porta-malas e
permite o carregamento em tomadas comuns. Nesse caso, leva entre 4 horas e até
20 horas. Já no carregador de parede (Wallbox), a recarga total é feita em
apenas 1h30.
Além
disso, a montadora traz soluções de mobilidade em parceria com a WEG, que
fornece um Wallbox exclusivo. O equipamento estará à venda como acessório nas
concessionárias da Jeep. Inclusive, os 40 primeiros compradores de cada unidade
no País ganharão o carregador de presente junto com o "kit de boas
vindas" com produtos da marca.
Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ryXGuBV6WvU
Assistentes
semiautônomos
Entre
os equipamentos de série, o Jeep Compass 4xe tem vários recursos de condução
semiautônoma. Há, por exemplo, frenagem automática com reconhecimento de
pedestres, ciclistas e motociclistas. Antes dele, um alerta sonoro bem alto e
um aviso para frear na tela despertam o condutor. Além disso, há controle de
cruzeiro adaptativo (ACC) que lê placas de trânsito.
Há
ainda detector de fadiga do motorista, assistentes de mudança de faixa e de
ponto cego, bem como ajuste automático dos fachos dos faróis. Um recurso
exclusivo da versão híbrida é o Park Assist, que realiza a manobra de baliza de
forma automática.
Da mesma forma, o acionamento do sistema elétrico de abertura do porta-malas é por movimento - basta passar um dos pés embaixo do para-choque traseiro para acionar o sistema. Outra tecnologia presente apenas no híbrido 4xe é o pacote de câmeras 360°. Para acioná-la, basta selecionar a opção na central multimídia e escolher o ângulo.
Tecnologia de ponta
Já
presente nas outras versões do Compass, a plataforma de conectividade Adventure
Intelligence tem novos recursos no 4xe. Entre eles, a pesquisa de Pontos de
Interesse (POI), que permite localizar estações de recargas mais próximas do
veículo.
Há
também opções como programação de recarga e de climatização, leitura do nível
de bateria e uma tela que permite visualizar informações do híbrido como, por
exemplo, o fluxo de energia e histórico de direção. Essa função é bem
interessante, pois o motorista consegue visualizar como o conjunto opera, assim
como o carro se comporta em cada modo.
A
nova multimídia Uconnect tem tela Full HD de 10 polegadas que basicamente
permite ao condutor acionar todas as funções do SUV. Além disso, há maior capacidade de
armazenamento de dados e processador mais potente. O sistema tem conexão sem
fio com smartphones e permite, portanto, espelhar Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, assim como já ocorre nas demais versões, o Compass 4xe tem internet a bordo. Assim, dá para acionar algumas funções pelo celular, no aplicativo My Uconnect. Nele, o motorista pode ligar o ar-condicionado e ajustar a temperatura a bordo antes de embarcar. Bem como abrir ou travar as portas, ver a localização e ligar o motor.
Design moderno e alto conforto
No
visual, o Compass 4xe traz as atualizações feitas há um ano no modelo feito em
Goiana (PE). O SUV está disponível em quatro opções de cores: Prata Glacier,
Alpine White, Black e a de lançamento, Azul Shade, com opção de teto preto.
Destaque para as rodas de liga leve de 19 polegadas, os faróis Full LEDs e o
teto solar panorâmico.
Por dentro, o conforto faz jus ao preço. A cabine é espaçosa e os acabamentos em preto dão elegância ao 4xe. Há ajustes elétricos nos bancos do motorista e do passageiro, além de forração em couro.
Na segurança, o Compass híbrido tem 7 airbags, freio de estacionamento eletrônico e monitor de ponto cego nos retrovisores externos. (OESP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário