Empresas investem para ter
frota 100% elétrica em meio à demanda por redução de emissões.
Diante das dificuldades em
conquistar um público consumidor maior no país, os veículos eletrificados vêm
ganhando espaço entre empresas de diferentes setores.
Os modelos ajudam as companhias
na otimização de processos de logística e no atendimento aos critérios ESG
(sigla em inglês para ambiental, social e governança), que são cada vez mais
levados em conta por investidores.
São empresas de grande porte,
comprometidas com uma pauta de descarbonização, que têm feito investimentos
interessantes, fazendo com que suas frotas de entrega de curta duração sejam
eletrificadas, destaca a sócia da área líder do setor automotivo da KPMG,
Flavia Spadafora.
Carros voadores, elétricos e bicicleta com sistema de direção; veja as novidades do salão de automóveis na Alemanha.
O carro avoador PAL-V foi apresentado na feira de automóveis.
A WEY Coffee 02 modelo da montadora chinesa Great Wall Motors: empresa anunciou lançamento de carro compacto elétrico e um SUV híbrido plug-in na Europa em 2022.
O novo Renault Megane E-Tech elétrico foi apresentado na feira alemã.
Mulher tira fotos da a Serial 1 eBike da Harley-Davidson que tem sistema de direção.
Um carro elétrico impresso em 3D XEV Yoyo é apresentado durante uma prévia para a imprensa no International Motor Show (IAA).
Visitante observa o sistema de troca e carregamento de bateria para um carro elétrico impresso em 3D XEV Yoyo.
Visitantes da feira inspecionam o carro elétrico "bolha", o Microlino 2.
O gerente da Volkswagen, Ralf Brandstaetter, posa ao lado de um carro elétrico da marca o VW ID.
Manutenção mais barata
É o caso da Via, controladora
das Casas Bahia e do Ponto. Em 2019, a empresa adotou iniciativas sustentáveis
em seus modais logísticos. Na época, a Via estabeleceu como objetivo reduzir de
maneira significativa a emissão de carbono gerado pela companhia até 2025.
Pela natureza do negócio, é
natural que nossa frota seja responsável por grande parte da emissão de
carbono. Então, vimos na implantação de veículos elétricos e no uso de
combustíveis renováveis uma maneira de diminuir o impacto ambiental, afirma o
diretor executivo de Logística da Via, Daniel Ribeiro.
Ribeiro ressalta que, se os
elétricos são mais caros, os valores investidos no abastecimento e na
manutenção desses veículos são menores que os convencionais.
A frota logística da Via conta com dez furgões com capacidade de transportar até 720 kg de cargas e com autonomia de 300 quilômetros. Eles atendem prioritariamente a região Sul da cidade de São Paulo.
Magalu tem 51 veículos urbanos de carga que circulam em cidades de São Paulo, Paraíba, Bahia e Rio: autonomia ainda é um problema.
O Magazine Luiza começou a
eletrificar sua frota no segundo semestre do ano passado. A empresa iniciou um
período de testes em junho de 2021. O Magalu, que tem frota terceirizada,
ajudou a intermediar a compra com seus parceiros.
Já são 51 veículos urbanos de
carga, que circulam em cidades dos estados de São Paulo, Paraíba, Bahia e Rio
de Janeiro.
Nesse primeiro período, a
empresa afirma que o principal obstáculo é a quilometragem. Segundo a gerente
de transportes do Magalu, Grasiella Nascimento, o carro carregado roda em torno
de 200 quilômetros, o que ainda é pouco para uma varejista de grande porte.
Desde o início do teste, já
foram realizados mais de mil entregas para as lojas e mais de 2 mil a clientes.
O retorno de investimento é um
retorno normal de mercado, entre 26 meses e 30 meses. Depois disso, pelas
nossas contas, passamos a ter um ganho muito significativo. O combustível é 40%
do custo do frete, disse Grasiella.
Mas não é só no varejo que os
elétricos ganham força. A locadora Unidas anunciou em janeiro a compra de 2 mil
veículos eletrificados para sua frota em 2022, sendo 1.600 carros 100%
elétricos. A aquisição faz parte do plano da empresa de neutralizar as emissões
de carbono e gases de efeito estufa em todas as suas operações até 2028.
O investimento é de R$ 370
milhões. A empresa possui mais de 400 veículos em sua frota. Os novos carros
serão usados nos setores de aluguel de veículos e de gestão e terceirização de
frotas.
Muitos dos nossos clientes têm
uma agenda ESG muito forte. A locadora vai ajudar as empresas na utilização
dessa matriz energética e no engajamento para usar o veículo elétrico, afirmou
o Head de Frotas da Unidas, Breno Davis Campolina.
Frota elétrica até 2030
A Neoenergia tem veículos
elétricos em sua frota administrativa desde março de 2020. Ao todo, são 85
veículos híbridos e 44 totalmente elétricos. O objetivo é que toda a frota de
veículos leves e administrativos seja completamente substituída até 2030.
A mobilidade elétrica vem para potencializar essa mudança em nossos hábitos e comportamento, e as novas tecnologias servirão de caminho para viabilizar e aumentar a acessibilidade desses produtos à população em geral, diz o gerente de P&D da Neoenergia, José Antonio Brito.
Empresas investem para ter frota 100% elétrica em meio à demanda por redução de emissões.
Com a cobrança por
sustentabilidade, varejistas, locadoras e distribuidoras de energia recorrem
cada vez mais a essa opção.
A empresa também oferece
soluções de recarga de veículos elétricos para consumidores residenciais e
empresariais. (oglobo)
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