Carros que usam combustíveis alternativos
podem reduzir poluição nos EUA em 80% até 2050
Os carros ecológicos
que usam combustíveis alternativos contribuiriam para reduzir as emissões de
gases do efeito estufa com deslocamentos diários nos Estados Unidos em 80% até
2050, segundo um estudo científico divulgado esta segunda-feira.
Isto diminuiria em
mais de 10% a contaminação total que os Estados Unidos provocam na atmosfera,
os carros particulares e os pequenos caminhões são responsáveis por 17% das
emissões nacionais de gases de efeito estufa, destacou o estudo Transitions to
Alternative Vehicles and Fuels.
Embora estes veículos
“verdes” custam milhares de dólares a mais do que os convencionais, um fato que
poderia desestimular muitos consumidores, os benefícios de longo prazo são
maiores que os custos iniciais, destacou o relatório da Academia Nacional de
Ciências dos Estados Unidos (NAS, na sigla em inglês).
O estudo prevê
futuros automóveis e pequenos caminhões capazes de circular 42,5 quilômetros
com um litro de combustível.
Veículos com
tecnologias mais eficientes – mais leves, com design mais aerodinâmico –
poderiam se combinar com fontes de energia alternativas, como biocombustíveis,
eletricidade ou hidrogênio, reduzindo o uso do petróleo em 80% até 2050,
ressaltou o informe.
Não há uma única
solução prevista, mas entre os combustíveis incluídos estão o etanol e o
biodiesel, que já são produzidos em quantidades comerciais. O gás natural foi
descartado pois suas emissões de gases de efeito estufa são altas demais.
O estudo também
destacou “um potencial muito maior” nos combustíveis produzidos a partir de
resíduos de madeira, palha de trigo e milho, conhecidos como combustíveis de
biomassa lignocelulósica.
“Este combustível é
projetado para ser um substituto direto da gasolina e poderia levar a grandes
reduções no uso do petróleo e nas emissões de gases de efeito estufa”, afirmou.
O estudo examinou os
veículos elétricos híbridos, os veículos elétricos “de tomada” e os veículos
elétricos a bateria que já estão no mercado, como o Toyota Prius e o Chevrolet
Volt, assim como os veículos elétricos a pilha de hidrogênio, como o Mercedes
F-Cell, cujo lançamento ao mercado está previsto para 2014.
Segundo a pesquisa da
NAS, durante pelo menos uma década os preços dos veículos permanecerão altos,
embora o combustível para fazê-los funcionar seja mais barato e mais ecológico.
Ainda assim, o estudo
disse que os benefícios para a sociedade em termos de economia de energia,
melhores veículos, redução de consumo de petróleo e baixa das emissões de gases
de efeito estufa seriam “muito maiores do que os custos projetados”.
As metas
estabelecidas serão “difíceis, mas não impossíveis de cumprir”, desde quando se
orientem por fortes políticas nacionais, disse que o estudo patrocinado pelo
Departamento de Eficiência e Energias Renováveis do Departamento de Energia dos
Estados Unidos. (EcoDebate)
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