domingo, 28 de abril de 2013

Energia dos Oceanos

Conceito
É a energia proveniente do movimento das águas. Ela é produzida por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.
Origem
A produção deste tipo de energia é principalmente efectuada através de centrais hidroeléctricas de maior ou menor dimensão (as maiores são geralmente chamadas barragens hidroeléctricas e as mais pequenas são geralmente chamadas PCHs – pequenas centrais hídricas), que consistem na construção de pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio, para lho devolver num local desnivelado (onde são instaladas as turbinas), produzindo assim electricidade, que é depois distribuída pela rede eléctrica. Esta forma de gerar electricidade é semelhante ao que se fazia antigamente nos moinhos de água que moíam os cereais.
Fonte de renovação
A hidroenergia ou energia hídrica tem a energia solar como fonte de renovação. O ciclo dá-se através da evaporação da água dos rios, lagos, mares e oceanos, pela radiação solar directa e pelos ventos. O vapor d’água mistura-se com o ar atmosférico e sobe até formar as nuvens. Boa parte dessas nuvens é transportada pelos ventos até regiões de maior altitude. Através da chuva, a água é devolvida ao solo, passando a alimentar os rios nos seus fluxos descendentes.
Vantagem e desvantagem
Este tipo de energia apresenta baixo nível de ruído e vibrações e pode ter baixíssimo impacto ambiental sendo considerado dos processos mais eficientes e menores poluidores, pelo menos no caso das pequenas centrais, onde os inconvenientes para o ambiente resumem-se praticamente à fase de construção. Passado pouco tempo da entrada em funcionamento, os impactos negativos não têm significado, comparados com os benefícios. Em muitos destes aproveitamentos, existem dispositivos para que os peixes transponham as barragens e açudes. Estes factores tornam a hidroenergia uma das mais atractivas e de menor custo, inclusive ambiental.
No entanto, por vezes a construção de barragens de maior dimensão pode apresentar desvantagens, como o facto da construção de uma barragem ser mais cara que algumas energias e, por vezes, implicar o desalojamento de pessoas, acabar com florestas, capturar animais e alterar o curso natural de um rio, causando interferências nos ciclos naturais, reprodução e dispersão de peixes e outros animais aquáticos. De qualquer modo, em termos ambientais, muitos destes efeitos não são irreversíveis e a natureza, com a contribuição humana, acaba por encontrar novos equilíbrios.
Situação em Portugal e na Ilha das Flores
A natureza dotou cada região do planeta com um número diferente de opções energéticas. Além disso, criou o desafio para descobri-las, avaliar o volume, desenvolver técnicas para seu uso e empregar todo o seu potencial de utilização económica.
A disponibilidade anual deste recurso depende da quantidade de água disponível para turbinar, sendo factores determinantes a pluviosidade, o regime de funcionamento e de elaboração (com ou sem armazenamento) e a bacia hidrográfica.
A energia de origem hídrica é hoje a segunda maior fonte de electricidade no mundo.
Actualmente, em Portugal cerca de 30% da electricidade consumida no País tem origem hídrica, sendo que o potencial de aproveitamento de energia hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no Norte e Centro do país.
Na Ilha das Flores, existe uma Central Hidroeléctrica, situada na Ribeira de Além da Fazenda de Santa Cruz das Flores, concluída em 1966, sob o impulso francês e por orientação do Dr. António de Freitas Pimentel, e, a 11 de Outubro desse ano, a primeira e única central da ilha permitiu inaugurar a iluminação de Santa Cruz e Ponta Delgada.
A Central Hidroeléctrica funciona à base da hídrica com água da Barragem e à base de Térmica com motores a gasóleo abastecendo assim a ilha toda. Existe duas eólicas inseridas na rede MT (média tensão), só produzem 600kww ajudam a central a fornecer energia.
Neste momento, a Ilha das Flores é de todas as ilhas açorianas a que regista uma taxa de penetração de energias renováveis mais elevada, produzindo 52% da energia não poluente. (energiasrenovaveis12c)

Nenhum comentário: